sábado, 18 de junho de 2016

Por que fracionar as refeições?

Por que devemos fracionar as refeições?


Quem nunca ouviu falar que é preciso comer de três em três horas, não pular o café da manhã e não jantar muito tarde? Mas você sabe o porquê da importância disso tudo?

Em primeiro lugar é preciso entender como o nosso organismo funciona.  A alimentação está para o corpo assim como a gasolina está para o automóvel. Sem comida não sobrevivemos. O responsável pelas milhares de reações químicas, que ocorrem dentro do corpo humano, incluindo a absorção de nutrientes, é o metabolismo. E para mantê-lo ativo, trabalhando em perfeita harmonia, a ingestão de alimentos deve ser regular, ou seja, de três em três horas.
Quando você fica mais de três horas sem comer nada, o corpo entende que você pode passar fome e aí o metabolismo fica mais lento, para reservar calorias. Ou seja, ao contrário da crendice popular, essa atitude pode até engordar em vez de emagrecer.
            Embora o fracionamento das refeições seja uma orientação comum de médicos e nutricionistas, a falta de tempo para fazer pequenos lanches, a indisponibilidade de alimentos saudáveis e a ausência do hábito de levar alimentos de casa para o trabalho são algumas das causas mais frequentes de erros alimentares relacionados ao fracionamento das refeições.

·         Benefícios
Comer de três em três horas ou fazer, pelo menos, quatro refeições no dia, são hábitos que ajudam a controlar o perfil lipídico (níveis do colesterol total e triglicérides). Pesquisas indicam que as taxas dessas substâncias são menores em pessoas que se alimentam com mais frequência. O fracionamento das refeições também ajuda a controlar a fome, evita comer demais nas refeições seguintes, melhora o comportamento cognitivo e o humor.

·         É preciso se organizar!
A falta de tempo não deve ser usada como desculpa para não se alimentar corretamente. A saúde deve ser promovida e não tratada, ou seja, quem não se cuida está sujeito a desenvolver diversas doenças.
            A primeira atitude é organizar-se. Para as pessoas que trabalham fora de casa, é importante fazer uma lista de compras e preparar semanalmente um cardápio para os lanches intermediários, que devem ser feitos antes do almoço e no meio da tarde.
            O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Pular é altamente prejudicial à saúde. Se o tempo é um impeditivo, que tal preparar de noite? Deixe a mesa arrumada, o coador de café preparado. Pela manhã, basta se dedicar alguns minutos para saborear a primeira refeição do dia.
            No almoço e no jantar, o importante é aproveitar para consumir verduras, frutas e legumes, além de proteína animal e vegetal. Se quiser optar por um lanche, lembre-se de incluir ingredientes saudáveis e pouca gordura.  Algumas pessoas sentem fome depois do jantar. Aqui vale a dica de ingerir algum alimento antes de dormir, mas sem exageros.
            Dessa forma, é garantido que o corpo está recebendo alimentos de maneira suficiente, para se manter ativo e saudável.


Por: Lucimara Correia

Nenhum comentário:

Postar um comentário