quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Amendoim como alimento funcional

O amendoim é uma semente comestível, cujo consumo se iniciou na América do Sul e é amplamente existente no mundo moderno. As formas mais populares de consumo são como manteiga de amendoim, amendoim inteiro, torrado ou cru ou como recheios e componentes de chocolates e bombons.

Ele está inserido no grupo das oleaginosas, que são ricas em ácidos graxos insaturados (ácido oléico, ácido linoléico e ácido alfa-linoléico), pobres em ácidos graxos saturados e são uma boa fonte de proteína vegetal, fibra dietética, vitaminas antioxidantes, minerais como selênio, magnésio e manganês, e componentes fitoquímicos como o resveratrol.


O amendoim é considerado atualmente um alimento funcional devido a diversas ações benéficas que pode ter no organismo:

-anticancerígeno: estudos demonstraram que fitoesteróis presentes no amendoim (betasitosterol, campesterol e estigmasterol) possuem ação anticancerígena por diferentes mecanismos; inibição da proliferação celular, estimulação da morte celular de tumores e modulação de hormônios que atuam no crescimento celular do tumor.
- prevenção de doenças cardiovasculares: tem efeito hipocolesterolemiante por inibir a absorção de colesterol; leva à diminuição de triglicerídeos e LDL; o resveratrol também atua por diminuir a oxidação do LDL e por inibir a agregação plaquetária.
- poder antioxidante: é fonte de vitamina E, com papel antioxidante, e é considerado como um possível aliado na prevenção do desenvolvimento do Mal de Alzheimer.




Por: Pamella D. Campanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário