terça-feira, 23 de agosto de 2016

Benefícios da castanha-do-pará


A castanha-do-pará (ou castanha do Brasil) é uma semente do mesmo grupo das nozes, amêndoas e outras oleaginosas. Ela é rica em gorduras boas, minerais e fitoquímicos e tem elevado valor nutritivo.
Este alimento contém substâncias antioxidantes abundantes, especialmente selênio. Uma única castanha fornece quase 100 mcg de selênio, que corresponde a 150% da dose diária recomendada. As castanhas possuem compostos fenólicos e flavonoides e são ricas em vitamina E, fitosteróis e esqualeno. Seus efeitos benéficos são devido à sua ação antioxidante e antiproliferativa, o que reduz o risco de aterosclerose e câncer.
A castanha-do-pará ainda é importante para a saúde do sistema cardiovascular, ajuda a baixar o colesterol, é boa para a imunidade e ativa o metabolismo da tireoide.
Benefícios da castanha-do-pará:

Boa para o coração: Por ter ação antioxidante e ainda ser rica em gorduras insaturadas, a castanha-do-pará favorece a saúde do coração, reduzindo o colesterol ruim, LDL, e aumentando os níveis do colesterol bom, HDL.
Protege o cérebro: A castanha-do-pará é rica em gorduras boas que compõem parte do cérebro e ajudam a ter uma melhor memória e raciocínio. Além disso, a ação antioxidante da castanha-do-pará evita a oxidação excessiva dos neurônios, prevenindo doenças cerebrais degenerativas como Alzheimer e Parkinson. Esta mesma ação também previne derrames cerebrais.
Bom para a tireoide: A tireoide depende de alguns minerais para o seu perfeito funcionamento, principalmente selênio, zinco e iodo. Eles fazem parte de reações bioquímicas que permitem a produção dos hormônios tireoidianos. Muitas vezes o hipotireoidismo inicial pode ser corrigido com um nível ideal destes minerais. A castanha-do-pará se torna uma aliada da tireoide por conter boas quantidades de selênio.
Melhora a imunidade: Por seu alto teor de ômega-9 e por fornecer antioxidantes diversos como vitamina E, selênio, glutationa e esqualeno, a castanha-do-pará também colabora para a melhor imunidade.
Ação antioxidante: Por conter boas quantidades de selênio, vitamina E, compostos fenólicos e flavonoides, fitosteróis e esqualeno a castanha-do-pará possui forte ação antioxidante que será benéfica para a saúde do coração, cérebro, irá prevenir o câncer e melhorar a imunidade.
Previne o câncer: A oxidação do DNA das células aumenta as chances de câncer. Por isso, a ação antioxidante que a castanha-do-pará ajuda a prevenir o câncer.
Quantidade recomendada de castanha-do-pará:  a orientação é consumir entre uma e duas unidades por dia. A melhor maneira de consumir a castanha-do-pará é in natura e sem sal, pois irá evitar excesso de sódio e consequentemente de problemas cardiovasculares.
Fonte: www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17977-castanha-do-para-e-benefica-para-o-coracao-e-o-cerebro
Elaborado por: Samara Buttros


Nenhum comentário:

Postar um comentário