sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Treinamento Funcional

TREINAMENTO FUNCIONAL: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DESTA PRÁTICA



O QUE É TREINAMENTO FUNCIONAL
O treinamento funcional tem ganhado cada vez mais popularidade entre os frequentadores de academia, devido aos inúmeros benefícios que o método de treinamento oferece, como o emagrecimento. Mas os benefícios desta atividade não param por aí e vão muito além de um shape sarado. A atividade é totalmente voltada para a necessidade do aluno, as séries são feitas de acordo com o objetivo de cada praticante, seja fortalecimento muscular, perda de peso ou condicionamento físico.
As séries de exercícios são executadas com diferentes tipos de equipamentos como, bastão, bola, cordas e cones, na grande maioria objetos de bases instáveis que irão contribuir para que o aluno desenvolva uma melhor postura corporal, coordenação motora, além de melhorar a flexibilidade e trabalhar toda a musculatura.
TREINAMENTO FUNCIONAL: BENEFÍCIOS
  • Aumento da flexibilidade
  • Agilidade
  • Melhora no equilíbrio
  • Ganho de força
  • Melhora na capacidade cardiorrespiratória
O treinamento funcional é ideal para pessoas que não gostam de atividades repetitivas e estão desanimadas com a rotina tradicional dos exercícios de musculação, pois a proposta do exercício é muito dinâmica e, por isso, cada vez mais aumenta o número de praticantes. Esse dinamismo que o treinamento funcional proporciona ajuda na intensidade de queima calórica, durante uma sessão da atividade o aluno pode perder até 1000 calorias. Por ser um treinamento focado na necessidade de cada praticante, é muito difícil o treinamento se repetir. Esse é o ponto principal do método que contribui para a perda calórica e fortalecimento muscular de maneira mais rápida se comparado a outras atividades.
QUEM PODE PRATICAR TREINAMENTO FUNCIONAL
Não existe nenhum tipo de restrição para a prática do treinamento funcional, pois a atividade baseia seus exercícios em movimentos naturais que todos nós fazemos na rotina diária, como correr, saltar, empurrar, agachar e girar. Quem tem como objetivo manter o shape sarado e manter a saúde em dia pode obter resultados surpreendentes com esta atividade. Qualquer tipo de exercício pode ser considerado um treinamento funcional: circuitos, agachamentos e aparelhos. O que faz toda a diferença é a especificidade do exercício e a intensidade de execução. As atividades suspensas, nas quais o aluno se exercita com o próprio peso do corpo é uma das atividades preferidas de quem pratica o funcional, principalmente para quem tem como foco secar a barriga.
Mesmo não existindo restrições para a prática de exercícios funcionais é importante ressaltar que todas as atividades deverão estar dentro das limitações de cada aluno, respeitando a progressão do condicionamento de cada um.
TREINAMENTO FUNCIONAL PARA IDOSOS
O treinamento funcional também pode ser um grande aliado para a melhora da saúde, qualidade de vida e condicionamento físico dos idosos. Por concentrar os seus exercícios nas principais atividades motoras executadas nas atividades diárias, o funcional pode tornar o idoso mais independente, melhorando suas habilidades para realizar suas tarefas do dia a dia o que, consequentemente, contribui para o aumento da autoestima do mesmo.
Com o passar da idade perdemos agilidade, força e a habilidade para realizar atividades que antes eram fáceis, por isso, o treinamento permite ao idoso recuperar essas qualidades físicas e viver de maneira melhor. Muitos idosos moram sozinhos e precisam administrar as suas tarefas domésticas, como ir ao supermercado e carregar sacolas de compras, esse tipo de atividade parece fácil, mas para o idoso que não possui treinamento adequado pode provocar sérios danos às articulações e musculatura.
O tempo das sessões de funcional varia de acordo com o perfil de cada aluno. No caso de uma pessoa da terceira idade sedentária, que não possui nenhum problema de saúde que comprometa a prática de exercício, as séries devem ser iniciadas de maneira leve a moderada, no período de duas a três vezes na semana durante 20 a 30 minutos, progredindo a intensidade de acordo com a evolução do aluno. Antes de iniciar seus treinos faça um check-up e verifique como está a sua saúde.
Elaborado por: Petriane Moreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário