sábado, 17 de setembro de 2016

QUAL RELAÇÃO DA VITAMINA A COM IMUNIDADE BAIXA

QUAL RELAÇÃO DA VITAMINA A COM IMUNIDADE BAIXA



A vitamina A é um micronutriente lipossolúvel, desempenha diversas funções biológicas no organismo humano, como o funcionamento do sistema visual, reprodução, produção de eritrócitos e modulador da homeostase do sistema imunológico. Sua ação sobre o sistema imunológico, se dar por sua atividade na manutenção da diferenciação célula leucocitária, a integridade da superfície epitelial entre outras ações.
Um artigo publicado recentemente na nature reviews immunology, BONO et al, (2016) mostrou que células as dendríticas (células apresentadora de antígeno) residentes no intestino, necessitam de vitamina A para diferenciar os linfócitos tregs (reguladores) que tem a função de nos proteger de linfócitos altos reativos, responsáveis por atacar nossas próprias proteínas. Assim então a vitamina A nos protege de nos desenvolvermos doenças auto-imunes, como por exemplo artrite reumatoide, muito comum em idosos. Além deste efeito protetor a vitamina A inibe da proliferação de vírus, aumenta atividade nas células Natural Killer – NK (atividade anticarcinogenica), aumenta a produção de citosinas e a síntese de imunoglobulinas, em respostas as infecções, ou seja, é essencial para a função e manutenção da imunidade inata e adaptativa.
A deficiência de vitamina A está relacionada a baixa imunitária e consequentemente a maior suscetibilidade a infecções , também pode levar a um enfraquecimento das barreiras epiteliais e das mucosas.
As principais fontes de alimentos que possuem mais vitamina A são: Fígado bovino, fígado de frango, óleo de fígado de bacalhau, cenoura, manga, espinafre, couve, beterraba, acelga, damasco, ameixa seca, mamão papaia, entre outros.

Elaborado por: Thais Lima e Petriane Moreira




Nenhum comentário:

Postar um comentário