quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

ISOTÔNICOS





Os isotônicos são bebidas que apresentam em sua composição concentrações semelhantes ao plasma sanguíneo (glicose, potássio, sódio, entre outros elementos).
São utilizados por praticantes de atividade física e tem a finalidade de hidratação, reposição de carboidratos e reposição de minerais
.
Quando usados de maneira adequada eles repõem a água perdida no suor durante a atividade física, ajudam a manter os níveis de glicose no sangue e para atividades superiores a uma hora de duração auxiliam na reposição de minerais.

Para reidratação em treinos e provas acima de uma hora, o ideal é que o isotônico possa ser preparado ao em vez de tomá-lo pronto como é o habitual.  Nesse caso o isotônico em pó é diluído na água, de acordo com a necessidade do atleta, duração da prova e os fatores ambientais previstos para o local.

Quando o atleta possui uma dieta equilibrada não há necessidade de consumo deste produto antes das atividades físicas.

Por conter uma grande quantidade de minerais, principalmente sódio, essas bebidas são contra indicadas para hipertensos não controlados, diabéticos e pessoas com doenças renais, pois sobrecarregam os rins, podendo elevar a pressão em hipertensos e formar cálculos renais em suscetíveis.

Devido a essas restrições de uso, o consumo deve ser orientado pelo seu nutricionista para verificar a real necessidade de utilização deste produto.




Publicado por: Jader Sabino

Nenhum comentário:

Postar um comentário