sexta-feira, 31 de março de 2017

banha de porco


Como o próprio nome já diz, a banha de porco nada mais é do que a gordura do próprio animal. Esse tipo de gordura pode ser utilizada para cozinhar, além de ser utilizado como manteiga servindo também como uma opção de ingrediente para uma série de receitas.

a utilização desse tipo de ingrediente no preparo culinário foi abandonada devido a mitos espalhados dizendo que os óleos vegetais eram muito mais seguros e saudáveis quando comparados à banha de porco.
Difundiu-se também que a banha de porco deveria ser banida de vez de toda e qualquer alimentação.. Até meados do século 20, muitas pessoas utilizavam a banha para preparo dos alimentos e seu uso para preparações culinárias felizmente tem se tornado mais frequente.

- Os óleos vegetais que são muito usados para cozinhar, quando aquecidos de maneira demasiada liberam uma série de compostos que podem ser tóxicos a saúde, além de favorecerem a produção de radicais livres que quando consumidos por um longo período de tempo podem ser cancerígenos. Já a banha de porco, no entanto, atinge altas temperaturas sem a liberação de compostos tóxicos, sendo uma opção muito mais saudável para quem a utilizar como condutor de calor, deixando a comida mais saborosa e consequentemente mais saudável.

- Na composição desse alimento estão presentes vitaminas B e C, além de minerais como fósforo e ferro. Além disso, não há sódio ou conservantes químicos em sua composição, sendo ideal para consumo de pessoas que sejam portadoras de doenças como hipertensão arterial, diabetes e até mesmo AVC.

- Como muitos profissionais da saúde pregam, a banha de porco é uma gordura saturada, porém, esse tipo de gordura não faz nenhum mal ao coração, muito pelo contrário, a gordura saturada possui poderosa ação antioxidante que é capaz de diminuir os níveis de colesterol ruim – o LDL oxidado e aumentar os níveis do bom colesterol – o HDL.

Diminuindo assim placas de gorduras em vasos e artérias, além de percentual de gordura corporal. Isso é totalmente benéfico e saudável para o coração.





Publicado por: Ana Claudia Cunha
file:///C:/Users/Clinica%20Esportiva%2020/Downloads/115-214-1-SM.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário