sexta-feira, 10 de março de 2017

Diferenças entre alimentos diet e light



Diariamente ao passarmos pelas prateleiras dos supermercados, nos deparamos com uma infinidade de produtos que sofreram modificações nos seus teores de açúcares, gorduras, calorias, etc. A lista destes alimentos é grande e inclui leites, geleias, balas, refrigerante, pães, barras de cereais, gelatinas, chás, chocolates, etc.

O que são alimentos Diet?

Os alimentos Diet são destinados às pessoas que possuem alguma patologia (diabetes, hipertensão, etc) e necessitam de dietas específicas, embora saibamos que pessoas saudáveis também têm utilizado esses alimentos com frequência. Nesses alimentos a presença de certos nutrientes deve ser eliminada. Assim, o termo Diet pode ser utilizado para alimentos:
· Que não possuem açúcares (carboidratos).
· Que não possuem proteínas.
· Que não possuem gorduras.
· Que não possuem sódio (sal), etc.
Assim, um alimento Diet não é, necessariamente, sinônimo de alimento sem açúcar e destinado apenas aos diabéticos, podendo ser específico para pessoas com problemas cardiovasculares (restrição de gorduras), para pessoas hipertensas (restrição de sódio), etc.
Quanto às calorias, a atenção também deve ser redobrada, pois nem sempre um produto Diet possui o valor calórico reduzido. Um bom exemplo é o chocolate diet. Com a substituição do açúcar por adoçantes no momento de sua fabricação, a textura do alimento se modifica. Para conseguir a textura habitual, os fabricantes acabam adicionando mais gordura, o que faz com que o total de calorias do chocolate diet fique semelhante a do chocolate tradicional.

O que são alimentos Light?

O termo Light é utilizado para designar alimentos que possuem baixos teores ou teores reduzidos de calorias, açúcares, gorduras totais, colesterol, sódio, etc. Nesses alimentos estes nutrientes não são eliminados como no caso dos alimentos Diet, pois não são produzidos com a finalidade de atender as necessidades de dietas dietoterápicas.
Para que um alimento seja considerado Light, pelo menos 25% das calorias e nutrientes envolvidos devem ser reduzidos.
Os alimentos Light são os produtos mais indicados para dietas de emagrecimento ou de manutenção do peso. Nestes casos, devem ser consumidos com bom senso, avaliando-se principalmente o valor calórico, pois mesmo os alimentos Light quando consumidos de forma exagerada podem contribuir para o ganho de peso.

As pessoas diabéticas também devem ficar atentas, pois estes alimentos podem conter açúcar. 
Cuidados na hora da compra
Na hora da compra é sempre bom verificar a rotulagem e a finalidade para qual o produto foi desenvolvido. Para isso não economize tempo: leia os rótulos cuidadosamente.

Culinária Diet e Light: dicas e truques 

Ao contrário do açúcar, quando utilizamos o adoçante em doses maiores do que o recomendado pelo fabricante, a receita ganha sabor amargo. Assim, atente-se sempre à quantidade indicada.
Os doces feitos com adoçante (sem açúcar) podem estragar-se mais facilmente. Assim, procure mantê-los sob refrigeração e consumi-los em 1-2 dias.
Para reduzir o teor de gordura de suas receitas, utilize sempre leite ou laticínios desnatados, margarina Light, etc.

http://www.centrodocoracao.com.br/docs/ARTIGOS/arquivo_752012081539.pdf

Por: Tamiris Medolago

Nenhum comentário:

Postar um comentário