quarta-feira, 8 de março de 2017

SINAIS E SINTOMAS DA DESIDRATAÇÃO




O estresse do exercício é acentuado pela desidratação, que aumenta a temperatura corporal, prejudica as respostas fisiológicas e o desempenho físico, com riscos para a saúde. Esses efeitos podem ocorrer mesmo que a desidratação seja leve ou moderada, com ate 2% de perda do peso corporal, agravando-se à medida que ela se acentua. Com 1 a 2% de desidratação inicia-se o aumento da temperatura corporal em ate 0,4°C para cada percentual subsequente de desidratação. Em torno de 3%, há redução importante do desempenho; com 4 a 6 % pode ocorrer fadiga térmica; a partir de 6% existe risco de choque térmico, coma e morte.
A desidratação afeta o desempenho aeróbio, diminui o volume de ejeção ventricular pela redução no volume sanguíneo e aumenta a frequência cardíaca. São alterações acentuadas em climas quentes e úmidos, pois a maior vasodilatação cutânea transfere grande parte do fluxo sanguíneo para a periferia, em vez da musculatura esquelética, ocasionando importantes reduções da pressão arterial, do retorno venoso e do débito cardíaco. A reposição hídrica em volumes equivalentes aos das perdas de água pela sudorese pode prevenir declínio no volume de ejeção ventricular,sendo, também, benéfica para a termorregulação, pois aumenta o fluxo sanguíneo periférico, facilitando a transferência de calor interno para a periferia.
O reconhecimento dos sinais e sintomas da desidratação é fundamental.
A ingestão de líquidos, independente da presença de carboidrato, melhora o desempenho para a primeira hora de exercício aeróbio em alta intensidade. Como a desidratação decorrente do exercício pode ocorrer não apenas devido à sudorese intensa, mas, também, devido à ingestão insuficiente e/ou deficiente absorção de líquidos, é importante reconhecer os elementos que influem na qualidade da hidratação.


                                         Alterações da desidratação induzida pelo exercício 
REDUÇÃO
AUMENTO
Volume plasmático 
Frequência cardíaca submáxima
Volume sistólico, débito cardíaco e VO2max
Concentração de lactato e osmalaridade sanguínea
Fluxo sanguíneo para pele e músculos ativos, fígado e outros órgãos
Índice de percepção de esforço
Taxa de sudorese
Náuseas e vômitos
Tempo para atividade contínua, prolongada e intensa
Requerimento de glicogênio muscular
Pressão arterial
Temperatura interna: hipertermia
Componentes cognitivos
Doenças do calor: cãibras, exaustão ou choque térmico
Motivação



Fonte: Revista  Braileira  Med. Esporte
Postado por: Mayara Alves Terra


Nenhum comentário:

Postar um comentário