terça-feira, 9 de maio de 2017

Palmito Pupunha

Árvore nativa da região da Amazônia, da pupunheira quase tudo se aproveita. Seu fruto, a pupunha, é rico em nutrientes e vitaminas, e do seu caule se extrai o palmito pupunha, uma alternativa saudável e sustentável para os tradicionais palmitos juçara.

As cores vivas deste fruto não são a toa: os tons que variam do amarelo para o vermelho indicam alta concentração de carotenoides, substâncias ricas em antioxidantes e que estão associadas à prevenção de doenças degenerativas.
Dentre os benefícios da pupunha estão a manutenção da saúde da visão, fortalecimento do sistema autoimune e o desenvolvimento ósseo.
O palmito pupunha apresenta a vantagem por ser minimamente processado, ou seja, mantém uma boa qualidade nutricional. Sua composição caracteriza-se por um alto teor de água, baixa concentração de lipídeos e carboidratos e consequentemente baixo valor energético. 
Além disso, é fonte de fibra alimentar, proteína e alguns minerais, tais como ferro, zinco, cobre, manganês, magnésio, cálcio, fósforo e potássio. Vale ressaltar que estes nutrientes também estão presentes na fruta da pupunheira.
Palmito combina com diversos pratos, inclusive com refogado. 
Voce vai  precisar de:
200 gr de palmito Pupunha desfiado
2 dentes grandes de alho
1 colher de sopa de salsa picada
1/2 colher de cafezinho de sal
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Vamos começar:
Descasque e corte os dentes de alho em fatias finas. 
Lave e pique a salsa.
 Em uma panela, em fogo baixo/médio coloque o azeite de oliva, e o alho fatiado para esquentar por 1 minuto, em seguida coloque o palmito, o sal, a salsa, misture tampe a panela e deixe por 10 minutos, misturando de vez em quando.

Publicado por Ana Claudia Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário