quarta-feira, 10 de maio de 2017

Aproveitamento integral dos alimentos

O aproveitamento integral dos alimentos ou alimentação integral faz bem não só para o bolso, mas também para a nossa saúde. Algumas partes dos alimentos, que podem ser aproveitadas e costumamos descartar, são ricas em nutrientes e podem virar pratos deliciosos.


A alimentação integral possui como princípio básico a diversidade de alimentos e a complementação de refeições, com o objetivo de reduzir custo, proporcionar preparo rápido e oferecer paladar regionalizado.

As perdas não ocorrem somente em plantações, transporte e armazenamento inadequado, mas também no preparo incorreto dos alimentos. Os principais alimentos ou produtos utilizados para complementar a dieta convencional são: pós (casca de ovo, semente de abóbora); farelos (trigo, arroz, milho); farinhas torradas, raizes e tubérculos.


Como evitar o desperdício?

COMPRAR BEM: preferir legumes, hortaliças e frutas da época. 

CONSERVAR BEM: armazenar em locais limpos e em temperaturas adequadas a cada tipo de alimento. 

PREPARAR BEM: lavar bem os alimentos, não retirar cascas grossas e preparar apenas a quantidade necessária para a refeição de sua família.


Creme de folha de couve-flor 



Ingredientes 

• 5 xícaras (chá) de folhas de couve-flor 
• 1/2 xícara (chá) de cebola 
• 1 colher (sopa) de óleo 
• 1 colher (sopa) de farinha de de aveia
• 1 xícara (chá) de leite desnatado
• 1/2 xícara (chá) de água 
• sal e pimenta a gosto 

Modo de Preparo 

Lavar as folhas de couve-flor e picá-las muito bem. Em uma panela, refogar a cebola no óleo, até dourar. Juntar as folhas picadas e o sal. Misturar bem. À parte, misturar a farinha, o leite e a água. Adicionar a mistura ao refogado mexendo bem até o creme encorpar. Deixar cozinhar. Servir quente.


Para mais receitas com aproveitamento integral dos alimentos, acesse: http://mesabrasil.sescsp.org.br


Postado por: Simone Gama

Nenhum comentário:

Postar um comentário