sábado, 23 de setembro de 2017

Beterraba para potencializar o treino






A beterraba é riquíssima em nitrato, que no nosso organismo é convertido em nitrito e posteriormente em óxido nítrico. O óxido nítrico provoca relaxamento dos vasos sanguíneos gerando vasodilatação. seu uso aumenta o fluxo sanguíneo, diminui a pressão, estimula a angiogênese (desenvolvimento de novos vasos sanguíneos), a biogênese mitocondrial (nascimento de novas mitocôndrias), capacitação de glicose e maior sensibilidade por íons de cálcio.

Estudos recentes vêm demonstrando que o consumo de nitrato, de forma aguda ou crônica, melhora a performance em exercícios de endurance (provas e treinos mais longos) e de força. O atleta com a suplementação de suco de beterraba gasta menos energia para realizar a mesma atividade economizando energia, fica mais resistente à fadiga muscular, melhora a força e o desempenho no exercício. 

A beterraba também é rica em betaína, um osmólito natural encontrado na célula que protege contra a desidratação aumentando a retenção de água por meio de osmose. A capacidade da betaína de manter a hidratação reduz o impacto negativo que a desidratação pode ter no desempenho do exercício, como aumento da frequência cardíaca, aumento da taxa de degradação do glicogênio e aumento dos níveis de lactato

fonte: globoesporte.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário