segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Azeite, Vitamina K e Licopeno

Você sabe como funciona o sistema cardiovascular? Ao longo de 24 horas por dia, o coração usa as artérias para bombear sangue rico em oxigênio para o restante do corpo. Quando placas de gordura se formam na parede dessas mesmas artérias, o esforço cardíaco passa a ser maior e traz consigo o risco de problemas como pressão alta, infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Sendo assim, que tal não brincar com o perigo e apostar em um trio (azeite, vitamina K e licopeno) que só tem a acrescentar ao sistema cardiovascular?



Azeite
O azeite é um ingrediente usado na culinária típica dos povos do Mar Mediterrâneo, conhecidos pelos baixos índices de colesterol no sangue e de problemas cardiovasculares. Mas como isso pode ser explicado, uma vez que o óleo extraído da oliva é formado basicamente por gordura? Primeiro, é preciso ressaltar que as gorduras têm uma importante função para o metabolismo. Segundo, existem sim gorduras boas, categoria em que o azeite se encaixa. “As gorduras fornecem energia ao organismo, são vitais para o crescimento e renovação celular, além de dar suporte e proteção aos órgãos”, afirma o nutrólogo e cardiologista Daniel Magnoni. Como o azeite é, em maior parte, composto por gorduras monoinsaturadas, seu uso é altamente recomendado pelos especialistas.

Vitamina K
A vitamina K, pouco falada, é lipossolúvel – em outras palavras, precisa do apoio das gorduras para ser melhor absorvida. A coagulação sanguínea é dependente de sua atuação no organismo, o que a torna importante para estancar o sangramento de feridas, com sua ausência podendo resultar até em trombose nos casos mais graves. Fora isso, participa no fortalecimento de unhas e dentes e auxilia na síntese de proteínas do sangue, rins e tecidos. Entre os alimentos que apresentam a vitamina K, estão os vegetais verde-escuros (brócolis, couve, espinafre) e a carne de fígado.

Licopeno
O pacote de nutrientes que ajudam na circulação sanguínea fica completo com a chegada do licopeno. Alimentos nas cores vermelha e laranja são sua maior fonte, a exemplo de abóbora, cenoura e tomate. É uma substância com alto potencial antioxidante, com isso, previne lesões nas artérias e abre caminho para que o sangue flua livremente a partir do coração para levar oxigênio aos demais órgãos. Essas mesmas propriedades antioxidantes também são muito úteis na prevenção de tumores.



Fonte: Redação Alto Astral

Nenhum comentário:

Postar um comentário