sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Fatores nutricionais que interferem na queda de cabelo

O crescimento capilar é um processo complexo que envolve a atividade do folículo piloso e seu ciclo. Na fase anágena hiperproliferativa, esse folículo precisa de um equilíbrio fisiológico para que o ciclo capilar se mantenha normal e os fios cresçam saudáveis. Quando há algum problema no equilíbrio fisiológico, como o estresse, a presença de micose ou até uma alimentação inadequada, a queda de cabelo pode acontecer.

Uma alimentação inadequada, sem as quantidades necessárias de proteínas e o aporte de aminoácidos, como arginina, lisina, metionina, cisteina e taurina, causa comprometimento, podendo ocasionar a queda de cabelo, pois esses são alguns dos exemplos de aminoácidos utilizados pelo organismo para a formação da queratina.

Produtos resultantes da reação de aminoácidos com um íon metálico, como cálcio, ferro ou zinco, por exemplo, são os minerais quelatos,

Papel importante na formação da queratina e auxiliam o suporte nutricional do crescimento do cabelo. Não só os micronutrientes, mas, de igual modo, os polifenóis, como os taninos e flavonoides encontrados comumente em frutas como a uva, têm uma interação direta com a proteína, podem proteger o colágeno e a elastina contra a sua degradação. Além disso, algumas procianidinas mostraram ter um efeito notável na proliferação do folículo piloso, assim, alargando suas aplicações para o tratamento da queda de cabelo. 

Em um estudo realizado com 60 pacientes do sexo feminino, durante 180 dias, mostrou-se que a suplementação de nutrientes em doses alimentares adequadas obteve resultados positivos quanto à melhora na queda de fios, o que demonstra que a carência nutricional pode ser um fator a ser levado em conta quando se trata de queda de cabelo.

O produto Reinforce da Equaliv é um suplemento à base de vitaminas A, C e E e do complexo B, biotina, zinco, magnésio e ferro quelatos, ele é utilizado para a manutenção e melhora no crescimento dos fios e auxilia no tratamento antiqueda.  





Por: Thayná Galvão





FONTES:
ADDOR, F. et al. Influência da suplementação nutricional no tratamento do eflúvio telógeno: avaliação clínica e por fototricogramadigital em 60 pacientes. Sistema de Información Científica, Espanha, v. 2, n. 6, p.131-137, jun. 2016.
  
RIVITTI, E.  Alopecia areata: revisão e atualização. Anais Brasileiros de Dermatologia, v. 80, n. 1, p.57-68, fev. 2005.

SAWAYA, M.E., et al  Alopecia: unapproved treatments of indication. Clinics in Dermatology, v. 18, n. 1, p. 177-186, 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário