quinta-feira, 23 de novembro de 2017

10 Benefícios do Zinco para a Saúde


1. Aumenta a imunidade
O zinco é muito usado para no combate a resfriados e nos seus sintomas.
Quando ele é consumido por pelo menos 5 meses pode reduzir as chances de infecção pelo vírus da gripe.
E caso da infecção pelo vírus da gripe já estar estabelecida no organismo, a administração do zinco por um médico pode reduzir os seus sintomas .
O zinco pode interferir no processo de infecção da gripe, de acordo com pesquisas na área da saúde .

2- Poderoso Antioxidante
Ele é um agente anti-inflamatório e antioxidante eficaz.
O zinco ajuda a combater o estresse oxidativo e a diminuir as chances do desenvolvimento do câncer.
Testes feitos em paciente idosos se mostraram eficazes em evitar a mutação de células cancerígenas e o crescimento do tumor de desnutrição .

3. Equilibrio Hormonal
O zinco é considerado benéfico para a saúde e a fertilidade por desempenhar um papel importante na produção de hormônios, incluindo no aumento natural da testosterona.
Que é importante para homens e mulheres. Ele afeta os hormônios sexuais femininos e está envolvido na produção e  liberação dos óvulos.
O zinco é essencial para a produção de estrogênio e progesterona nas mulheres, hormônios indispensáveis para a saúde reprodutiva.
Níveis muito elevados ou muito baixos desses hormônios podem ser perigosos para a saúde.
O resultado pode ser o surgimento de problemas de saúde como: menstruação irregular, mudanças de humor, menopausa precoce, infertilidade e talvez o risco de certos tipos de câncer.
Esse faz parte de um dos benefícios do zinco para a saúde.

4. Combate a diabetes
O zinco essencial para equilibrar a maioria dos hormônios, assim como ocorre com a insulina, que é o principal hormônio envolvido na regulação do açúcar no sangue.
Esse metal se liga á insulina para que ela seja armazenada de forma correta no pâncreas e liberada quando a glicose entra na corrente sanguínea.
O zinco é responsável pelo processo de utilização adequada de enzimas digestivas.
No processo digestivo a insulina se liga ás células para que a glicose seja usada como combustível para o corpo, em vez de ser armazenada como gordura.

5. Saúde do coração
O zinco é necessário para manter a saúde cardiovascular.
Ele também é responsável por reduzir a inflamação e o estresse oxidativo.
O endotélio, a fina camada de células que revestem os vasos sanguíneos, depende parcialmente do zinco para manter as suas funções.
É necessária uma quantidade certa de zinco no organismo para auxiliar na manutenção do endotélio.
A circulação saudável do sangue também depende do zinco presente no corpo, já que ele auxilia de forma natural o controle da pressão arterial e a manter baixo os níveis de colesterol das artérias obstruídas ou danificadas.

6-Previne A Diarreia
A deficiência em zinco está relacionada a problemas digestivos crônicos e as doenças diarreias. Os usos de suplementos de zinco mostraram ser eficaz no combate a diarreia.

7-Saúde Do Fígado
O zinco pode auxiliar na limpeza do fígado, por diminuir a inflamação no fígado, reduzir os danos dos radicais livres, auxiliar na absorção de nutrientes e na eliminação de resíduos de forma adequada.
A produção de radicais livres pelo nosso organismo é natural,  o corpo produz como subproduto de reações celulares, metabolismo de alimentos, respiração e outras funções vitais.
Esses radicais livres são produzidos e usados pelo fígado para realizar a desintoxicação do organismo, enquanto os glóbulos brancos enviam radicais livres para destruir bactérias, vírus e células danificadas.
Manter a saúde do fígado para que ele continue exercendo as suas funções normalmente é de extrema importância.

8-Auxílio No Crescimento Muscular
O zinco é responsável pela reparação muscular e o crescimento.
Isso ajuda o organismo a se restabelecer e a manter a força no sistema muscular e esquelético.
Ele também auxilia na liberação da testosterona, o hormônio do crescimento e na IGF-1 (Fator de Crescimento Insulina-1).
Eles são responsáveis pelo crescimento da massa muscular e por manter o metabolismo saudável. O zinco é benéfico para a massa muscular também por ajudar a aumentar a quantidade de testosterona que o corpo é capaz de produzir após os exercícios.

9-Absorção De Nutrientes E Digestão
O zinco está envolvido na degradação de carboidratos dos alimentos, que é uma das principais fontes de energia do organismo.O consumo adequado de zinco favorece o bom metabolismo e a energia necessária para o dia.
A falta de zinco pode causar baixos níveis de energia e contribuir para o surgimento da fadiga adrenal ou crônica.

10- Crescimento E Reparação Capilar
O zinco também é essencial para manter o crescimento capilar saudável e na reparação do tecido capilar.
Ele também é responsável por ajudar a manter o bom funcionamento do equilíbrio das glândulas de óleo em volta dos folículos capilares. A perda de cabelo é um sintoma comum associado a deficiência de zinco no organismo .
Mas o importante é manter o nível correto de zinco no organismo, pois o seu excesso também pode provocar a perde de cabelo. A alimentação balanceada com alimentos naturais e de verdade traz os benefícios do zinco para a saúde e para que o seu organismo funcione adequadamente.


Escrito por: Anna Katina

Fonte:Dr. Juliano Pimentel


Nenhum comentário:

Postar um comentário