quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Obesidade e sintomas da menopausa

O excesso de peso é, particularmente, difuso no gênero feminino, sendo que se estima que cerca de 30% das mulheres ocidentais adultas, em especial nos anos que seguem à menopausa, são obesas. No Brasil, sua prevalência entre a população feminina chega a 12,5%. A obesidade perimenopausal vem aumentando a atenção de pesquisadores científicos, não só porque afeta um número considerável de mulheres, mas devido à sua forte correlação com o aumento dos riscos para doenças cardiovasculares.

Na menopausa, os sintomas vasomotores como ondas de calor e suores noturnos provocam desconforto na maioria das mulheres. Os estudos comprovam maior frequência desses sintomas em indivíduos que ganham peso durante o período pós-menopausa. Um estudo associou os efeitos da menopausa a maior índice de massa corporal (IMC). Os resultados foram publicados na Menopause, da Sociedade Norte-Americana de Menopausa (NAMS). O estudo com 749 mulheres brasileiras de 45 a 60 anos mostrou que aquelas com obesidade apresentaram consequências significativas das ondas de calor, que as levaram a abster-se de atividades diárias, bem como diminuíram a eficiência do trabalho.

Os dados propõem que o IMC está positivamente associado aos sintomas vasomotores em razão da ação do tecido adiposo como um forte isolante térmico. O isolamento faz com que a distribuição de calor seja mais difícil, o que faz com que as mulheres obesas sofram com as ondas de calor. As associações entre um IMC aumentado e outros sintomas, como dor articular e muscular, também, foram confirmadas nessa avaliação.

A perda de peso, associada à prática de exercícios físicos, pode reduzir, potencialmente, os sintomas da menopausa, principalmente, em mulheres com excesso de peso, sendo um grande incentivo para adoção de  hábitos saudáveis que promovam maior qualidade de vida.




Por: Thayná Galvão




FONTES: 
NESI, A.; CORRADINI, A. C.; FELÍCIO, M. Implicações da obesidade no climatério e menopausa. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, São Paulo v.2, n. 8, p.123-139, mar./abr. 2008.


PANAZZOLO, D. et al. Efeitos da terapia hormonal da menopausa sobre a gordura corporal. Rev Hosp Univ. Pedro Ernesto, v. 13, n. 1, fev. 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário