sábado, 11 de novembro de 2017

Suplementação de TCM

TCM 



O interesse e a participação em competições desportivas aumentou significativamente nos últimos anos e, sem dúvida nenhuma, as provas de ultra-resistência ou de longa duração são as que despertam maior fascínio. Nessa categoria de competição, estão incluídas as super e ultramaratonas (a partir de 84km), o Ironman Triathlon (3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida), provas que duram mais de 24 horas como o Ultraman Triathlon (10km de natação, 421km de ciclismo e 84km de corrida), provas de ciclismo que chegam a durar até 30 dias, e outros esportes radicais também se enquadrão nessa categoria.
O gasto energético nas competições de ultra-resistência pode variar de 5.000kcal (triatlo com 2km de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida) até 18.000kcal (corrida com 24 horas de duração) sendo necessário por tanto , a suplementação . 
Os TCM são moléculas apolares formadas por três ácidos graxos saturados contendo seis a 12 átomos de carbono que estão esterificados ao glicerol.
A suplementação de TCM visa otimizar a utilização dos ácidos graxos livres (AGL) como fonte de energia e poupar as reservas endógenas de glicogênio para os estágios finais da competição. Sugere-se que a capacidade de sustentar o exercício pode ser prolongada se a oferta de lipídios for aumentada.

É vantajoso otimizar a utilização dos lipídios (AGL) como fonte de energia, poupando os estoques de glicogênio para os estágios finais da competição aumento assim a o desempenho .



Fonte : Ferreira.A.M.D , Barbosa.P.E.B ,Ceddia.R.B .A influência da suplementação de triglicerídeos de cadeia média no desempenho em exercícios de ultra-resistência.  Revista Brasileira Medicina no Esporte -Vol. 9, 2003 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário