sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Antioxidante na Saúde e Nutrição do Atleta.


O exercício físico, quando praticado com equilíbrio e moderação traz muitos benefícios ao nosso organismo. Entretanto quando há um excesso de atividade física que ultrapasse os limites fisiológicos, haverá mudança sim, porém, em contra partida o corpo aumentará a produção de radicais livres de oxigênio, e quando esses radicais não são neutralizados, podem desencadear um processo de danificação das células e tecidos o chamado “estresse oxidativo”.

Diante disso o treinamento excessivo, além do limite tornará esse processo oxidativo permanente, podendo desencadear diversas doenças e gerando o envelhecimento precoce. Com isso o estresse oxidativo pode estar associado à redução da performance física, fadiga muscular e estresse muscular principalmente em atletas.

Todos os indivíduos, inclusive os atletas devem se conscientizar da importância da inserção de alimentos antioxidantes em sua rotina alimentar, uma vez que, nosso sistema de defesa antioxidante é composto por enzimas catalase, superóxido dismutase (SOD) e glutationa peroxidase. Essas enzimas tem capacidade de modificar os radicais livres, inativando os efeitos maléficos sobre o organismo.

10 alimentos com alto teor antioxidante
1)    Goji berry
2)    Mirtilos
3)    Chocolate amargo acima de 75%
4)    Nozes
5)    Alcachofra fervida
6)    Fígado
7)    Sabugueiro
8)    Cranberry
9)    Amoras

10) Morango


Fonte de Pesquisa:http://revista.grupointegrado.br/revista/index.php/sabios2/article/view/37/13
Por: Cristiane Vidigal



Nenhum comentário:

Postar um comentário