Alimentos funcionais e alimentos nutracêuticos :
Conhecendo um pouco mais.
Um alimento pode ser considerado funcional, quando o mesmo demonstra que pode afetar beneficamente
uma ou mais funções alvo no corpo, além de possuir os adequados efeitos nutricionais, de maneira que seja tanto relevante para o bem-estar e a saúde quanto para a redução do riscos de doenças.Os alimentos e ingredientes funcionais podem ser classificados de dois modos: quanto à fonte, de origem vegetal ou animal, ou quanto aos benefícios que oferecem. Os alimentos funcionais apresentam algumas características como:
- São alimentos convencionais e são consumidos na dieta normal/usual, como por ex.: o feijão
- Devem ser compostos por componentes naturais, algumas vezes, em elevada concentração ou presentes em alimentos que normalmente não os supririam;
- Oferecem efeitos positivos além do valor básico nutritivo, que pode aumentar o bem-estar e a saúde e/ou reduzir o risco de ocorrência de doenças, promovendo benefícios à saúde além de aumentar a qualidade de vida.
- Ter alegação da propriedade funcional deve ter embasamento científico;
Os principais alimentos classificados como funcionais são: soja e derivados, cereais integrais (aveia, centeio, cevada, farelo de trigo), tomate, uva, couve-flor e brócolis, linhaça, hortaliças entre muitos outros.
Já os nutracêuticos são considerados um alimento ou parte dele que proporcionam benefícios médicos e de saúde , incluindo a prevenção e/ou tratamento da doença.Tais produtos podem abranger desde os nutrientes
isolados, suplementos dietéticos na forma de cápsulas e dietas até os produtos beneficamente projetados,
produtos herbais e alimentos processados tais como cereais, sopas e bebidas . Os nutracêuticos podem ser classificados como fibras dietéticas, ácidos graxos poliinsaturados, proteínas, peptídios, aminoácidos ou cetoácidos, minerais, vitaminas antioxidantes e outros antioxidantes (glutationa, selênio).
As diferenças básicas dos alimentos funcionais e dos alimentos nutracêuticos:
- Os nutracêuticos incluem suplementos dietéticos e outros tipos de alimentos, os alimentos funcionais devem estar na forma de um alimento comum;
- Enquanto que a prevenção e o tratamento de doenças (apelo médico) são relevantes aos nutracêuticos, apenas a redução do risco da doença, e não a prevenção e tratamento da doença estão envolvidos com os alimentos funcionais.
Tanto os alimentos funcionais como os alimentos nutracêuticos oferecem benefícios ao organismo humano, o seu consumo deve estar associado a hábitos de vida saudáveis , e sob orientação de profissionais capacitados.
Por: Érika Caldas
referência bibliográfica:
ALIMENTOS FUNCIONAIS E NUTRACÊUTICOS: DEFINIÇÕES, LEGISLAÇÃO E BENEFÍCIOS À SAÚDE.Disponível em:https://www.researchgate.net
Entenda o que e um alimento funcional.Disponível em www.nutricaopraticaesaudavel.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário