segunda-feira, 26 de março de 2018

SALADA DE TRIGO COM CAPUCHINHA E QUARK


Receita utilizando uma PANC e queijo super proteico

(Rendimento 4 a 6 porções)

Ingredientes da salada
250g de trigo
1 tomate
1 cebola roxa média
50g de ervilha torta
6 folhas de capuchinha
24 flores de capuchinha
Sal
Azeite de oliva

Modo de preparo
Em uma panela, colocar o trigo, cobrir com água e deixar ferver até ficar al dente. Escorrer a água quente e colocar água fria com gelo para cessar o cozimento. Cortar a cebola em quadradinhos pequenos (brunoise) e deixar de molho na água quente com açúcar para tirar um pouco da acidez. Trocar a água duas vezes, colocar água gelada após tirar a água quente para a cebola ficar crocante. Cortar o tomate em cubos, retirando as sementes. Tirar o fio da ervilha torta e cortar bem fininha, crua. Desfolhar as pétalas da capuchinha, separar o talo e reservar o cálice, a parte onde estão as pétalas. Cortar as folhas e o talo; as pétalas e o cálice colocar por último na finalização. Misturar todos os ingredientes e temperar a gosto com azeite de oliva, limão, sal e pimenta a gosto.

Ingredientes do molho
300g de quark
1 maço de ceboulette
Azeite de oliva
Limão siciliano
Sal

Modo de preparo do molho
Misturar o quark com limão, azeite de oliva e sal. Cortar a ceboulette bem miudinha e misturar.
(Chef Luciana Arruda)


Curiosidades sobre os ingredientes


Tropaeolum majus L. - Capuchinha (PANC) – é uma planta alimentícia não convencional, seu sabor lembra o agrião é rica em antioxidantes como betacaroteno e vitamina C. Seu cultivo deve ser de forma natural sem uso de agrotóxico.





Quark – é um queijo tipo fresco branco, muito popular no norte da Europa, bem cremoso e levemente ácido. Rico em proteína, e baixíssimo teor de gordura tem uma absorção lenta mantendo por mais tempo a saciedade.






Por: Cristiane Vidigal
Fonte de pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário