quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Exercício físico e sintomas do climatério


Exercício físico e sintomas do climatério
 _________________________________________________

A preocupação com as questões relacionadas à qualidade de vida no climatério ganhou crescente interesse na última década. O climatério é o período da vida que se estende dos 35 aos 65 anos, decorrente do esgotamento folicular ovariano que ocorre em todas as mulheres de meia idade, levando a um estado progressivo hipoestrogenismo (diminuição do estrogênio) que acaba com a interrupção dos ciclos menstruais (menopausa). Clinicamente, caracteriza-se pelo surgimento de sintomas incomodativos com possíveis reflexos na qualidade de vida feminina.
Os resultados de um estudo apontam para a atividade física como um recurso terapêutico valioso que poderia ser mais explorado nos anos do climatério. As mulheres praticantes de atividade física, ainda que de intensidade leve a moderada, mostraram uma capacidade funcional (níveis de VO2 máx) significativamente maior do que as mulheres sedentárias, considerando que a média etária entre os dois grupos era estatisticamente semelhante.
Os sintomas climatéricos se mostraram significativamente menos severos neste grupo, o que reforça o papel positivo do exercício físico no climatério.

Referências

TAIROVA, Olga Sergueevna. Influência do exercício físico na qualidade de vida de mulheres na pós-menopausa:: um estudo caso-controle. REV. BRAS. GERIATR. GERONTOL., RIO DE JANEIRO,. 2011. Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário