quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Aproveite o final do ano e mude seus hábitos!



Final do ano está chegando, calor, praia, piscina, roupas mais curtas e muitas diversões. Também é a época da gente ficar preocupada com aquelas gordurinhas que vão aparecer no biquíni ou se arrepender das bobagens que comeu no inverno.  Os preparativos para o verão começam e a busca pela beleza e pelo corpo perfeito enchem as academias e as clinicas de estéticas. Entretanto, para realmente se organizar para a próxima estação, o essencial é cuidar da alimentação.
Ainda dá tempo de dar um gás na alimentação e chegar ao verão com o corpo mais em forma! Afinal, nunca é tarde para apostar em uma alimentação e um estilo de vida mais saudáveis.
Alimentos nutritivos e refrescantes são imprescindíveis para encarar os dias de calor e ter mais disposição. Chegar ao verão em boa forma e com a pele e os cabelos bonitos e saudáveis demanda tempo para que o organismo faça a renovação das células.
Nesta época do ano, também é tempo das dietas super-restritivas, milhares de brasileiros querem emagrecer a qualquer custo para “chegar bem” no verão e exibir o corpo em forma na praia. Na cabeça dessas pessoas vale tudo, desde dietas malucas a exagero nos exercícios físicos, sem considerar os riscos que isso pode gerar a saúde.

Confira abaixo dicas essenciais para se preparar para essa época tão esperada:

Treino caprichado: para quem já pratica exercícios físicos e quer melhorar o corpo para o verão, o indicado é um treino mais curto e intenso, para potencializar o gasto calórico e aumentar o metabolismo. Com intervalos menores entre as repetições, o treino promove uma queima de gordura ainda maior e pode combinar exercícios aeróbios e hipertróficos.
Exercícios aeróbios: quem está começando a malhar agora pode incluir mais treinos aeróbios na sua rotina. A descarga de endorfina é maior neste tipo de atividade, promovendo a queima de gordura com mais eficiência.
Pratique o que você gosta: muita gente diz que não gosta de musculação. Por conta disto, acabam desanimando e desistindo da atividade física, comprometendo a saúde e a estética. Vale lembrar o valor da escolha de uma atividade que seja prazerosa para poder criar o hábito de se exercitar. Quando você faz algo que gosta, o exercício físico deixa de ser um sacrifício e você começa a notar seus benefícios no dia a dia.
Não faça jejum: com as temperaturas elevadas, é normal as pessoas não terem muito apetite, mas isso não é desculpa para se exercitar de estômago vazio. É importante comer algo leve, mesmo que seja um suco ou uma vitamina antes de se exercitar, caso contrário, o corpo passa a queimar os próprios músculos para achar energia para o exercício, prejudicando o emagrecimento e a hipertrofia.
Mude seus hábitos: a atividade física não precisa ser feita só na academia. Podemos agregar os exercícios na rotina, como estacionar longe ou descer um ponto antes do seu, troque o elevador pelas escadas, vá beber água ou café no ponto mais distante do escritório, etc. Um exemplo é subir 12 lances de escada por dia, equivale a uma caminhada de meia hora em termos de queima calórica.
Alimentação pré e pós-treino: o que ingerimos antes e depois do exercício também ajuda a potencializar resultados e a disposição. Antes do exercício é indicado carboidratos leves, suplementos de aminoácidos e até mesmo barra de cereais ou chocolate 70% cacau para dar energia para malhar. No pós, frutas secas e proteínas magras ajudam na recuperação do organismo.
Coma de tudo: o segredo da orientação nutricional é essencial para que se saiba o que comer. A gente acredita que não é preciso se privar do que gosta, mas sim equilibrar a alimentação e combiná-la aos exercícios certos para você poder ter o corpo dos sonhos.
Beba água: o corpo precisa de hidratação para funcionar corretamente. A água ajuda a perder peso por dar saciedade, elimina as toxinas, favorece o funcionamento intestinal, além de ajudar na beleza da pele, das unhas e do cabelo.
Descanso adequado: dormir bem e repousar também são parte do treinamento. A recuperação muscular é essencial para prevenir lesões e ajudar também a conquistar os objetivos, seja hipertrofia ou emagrecimento.
No seu planejamento saudável tenha em mente que a ajuda de um nutricionista para alavancar e auxiliar em seus resultados é muito importante, pois só ele pode te ajudar a entender como funciona seu metabolismo e a melhor reeducação alimentar a seguir.

Lembre-se: Hábitos saudáveis devem ser seguidos o ano inteiro. Dietas de última hora e restritivas podem gerar deficiências nutricionais e riscos à saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário