terça-feira, 9 de outubro de 2018

Cafeína e Desempenho Físico




O uso de cafeína data de muitos séculos e atualmente é consumida regularmente por bilhões de pessoas no mundo, sendo o estimulante mais comum atualmente, é barato e facilmente encontrado. Esta substância está presente em muitos alimentos e bebidas, tais como: café, chás, chocolates, refrigerantes, também nos remédios do tipo analgésicos, medicamentos contra gripe e inibidores de apetite e atualmente pode ser encontrada também como bebidas esportivas e suplementos em cápsulas.

 A cafeína afeta quase todos os sistemas do organismo, sendo que seus efeitos mais óbvios ocorrem no sistema nervoso central. Quando consumida em baixas dosagens (2mg/Kg), a cafeína provoca aumento do estado de vigília, diminuição da sonolência, alivio da fadiga, aumento da respiração, aumento na liberação de catecolaminas, aumento da frequência cardíaca, aumento no metabolismo e diurese. Após ingestão indivíduos podem temporariamente se sentir mais fortes e mais competitivos e mediante a efeito estimulante no cérebro, a cafeína pode reduzir fadiga associada a longas sequências de exercícios.

No meio esportivo, a cafeína tem sido frequentemente utilizada por atletas na busca de benefícios ergogênicos que possam melhorar o rendimento em seus respectivos esportes. A administração dessa substância de maneira correta é determinante para um melhor desempenho físico. Sendo utilizada dentro dos limites de 3 a 6 mg por quilograma de peso corporal, a cafeína parece ser uma substância efetiva para a melhora do desempenho físico, podendo em alguns casos, ser considerada um ergogênico nutricional.

Mas deve se tomar cuidado com o uso abusivo desta substância, que em altas dosagens (15mg/Kg) pode afetar negativamente o controle motor, causando tremores, e insonia, bem como causar irritabilidade em indivíduos com quadro de ansiedade, desidratação e aumento da secreção gástrica.

Elaborado por: Daniella Ferraz

Fonte: ALMEIDA, C; SANGIOVANNI, D; LIBERALI, R. Cafeína: Efeitos Ergogênicos nos Exercícios  Físicos. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo v. 3, n. 15, p. 198-209, Maio/Junho, 2009. Disponível em: http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/viewFile/117/115
Acesso em 09 de Outubro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário