segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Hidratação correta na atividade física






Há conhecimento de muitas falhas ocasionadas por alimentação, reposição hídrica, eletrolítica e de substrato energético que podem prejudicar a tolerância ao esforço nas atividades físicas, causando fadiga e tontura. Além disso, coloca em risco a saúde de quem pratica exercícios físicos, podendo levar até a morte.
Muitos distúrbios são mais observados em atividades de longa duração e variam de acordo com as condições do ambiente.

Ambiente quente e úmido: consome, em média, 1,2 litros por hora de exercício. 

Ambiente frio e seco: consome, em média, 0,303 litros por hora de exercício. Dependendo do tipo de exercício e ambiente, um indivíduo pode perder até   2,5 l por hora. 

A temperatura ideal do ambiente para a prática de exercícios é, em média, 26 – 28ºC (9ºC acima da temperatura do corpo).

A hidratação, seja ela antes, durante ou depois da realização da atividade, possui grande importância para o bom funcionamento dos processos exigidos pela atividades física.
Bebidas industrializadas, eletrólitos, água pura e outras substâncias podem auxiliar na manutenção do equilíbrio hídrico dos praticantes de atividades físicas. Diante do grande perigo da desidratação, tanto para manutenção da saúde quanto ao prejuízo causado no desempenho de atletas, deve-se contornar possíveis níveis de desidratação da maneira mais eficiente e prática possível.
Para prevenir a desidratação durante uma atividade é importante que o indivíduo:
1 – Conhecer os produtos comercializados e como podem ser utilizados para manutenção da hidratação;
2 – Saiba escolher a bebida exata a ser utilizada, especialmente em exercícios de longa duração. Alterne a bebida entre água e eletrólitos e carboidratos para melhor reposição dos eletrólitos perdidos na transpiração;
3 – Não beba demasiadamente durante os treinos, pois este excesso pode levar o atleta a uma hiponatremia (falta de sódio no sangue ) e isto poderá ser solucionado com a administração de líquidos em quantidade não superior a quantidade perdida através do suor;
4 – Abasteça o corpo 2 horas antes do treino. Consuma alimentos de alto valor glicêmico, tais como pão, massa, arroz e frutas. Durante o exercício, o ideal seria ingerir de 40 a 60  gramas de carboidrato por hora, para manter as reservas intactas e otimizar a performance.
5 – Não se esqueça de consumir proteína logo após a atividade física para ajudar na recuperação muscular.



Fonte: CARVALHO, Tales de  and  MARA, Lourenço Sampaio de. Hidratação e Nutrição no Esporte. Rev Bras Med Esporte [online]. 2010, vol.16, n.2, pp.144-148. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922010000200014

Nenhum comentário:

Postar um comentário