segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Restrição de Lactose: Quando Fazer?



Restrição de Lactose: Quando Fazer?

Nos últimos anos, muito se tem falado sobre a lactose, principalmente em relação aos seus possíveis efeitos prejudiciais à saúde humana. A lactose é um açúcar presente no leite e em proporções variáveis em seus derivados.

Em situações fisiológicas normais, a lactose é absorvida no intestino e segue para as células, onde tem como função fornecer energia. Os problemas com a lactose iniciam-se quando o organismo diminui ou não produz a lactase, uma enzima de ação intestinal que realiza a quebra da lactose em galactose e glicose, que vão então ser absorvidas pelas células intestinais.

Nos indivíduos em que a produção dessa enzima é diminuída, a ingestão de lactose pode provocar problemas gastrointestinais, com sintomas como dor abdominal e diarreia, característicos da intolerância à lactose. Somente com a confirmação da intolerância à lactose, que apresenta graus variáveis de intensidade, é que o indivíduo deve preocupar-se com as restrições alimentares, diminuindo ou excluindo a lactose da sua dieta.

O consumo de leite e produtos lácteos deve ser reduzido e não excluído, principalmente para adolescentes e adultos jovens, uma vez que os alimentos lácteos são fontes de proteína e cálcio, alem de possuir outras vitaminas e nutrientes importantes. Os extratos aquosos de soja, arroz e outros, popularmente conhecidos como leites, não são leites e, por consequência, não possuem lactose na sua composição. Entretanto, esses extratos não devem ser indicados e/ou ingeridos como substitutos do leite e derivados, pois não apresentam equivalência de propriedades nutricionais. 

Apesar da crescente onda de dietas e receitas que restringem a lactose, não há evidência científica suficiente para que indivíduos saudáveis retirem a lactose da dieta. Dessa forma, as dietas com restrição à lactose devem ser recomendadas e seguidas por aqueles indivíduos que possuem algum grau de intolerância, confirmado por profissional habilitado.

Elaborado por: Daniella Ferraz

Fontes: SANTIN, NC. Algumas Características Bioquímicas Sobre a Lactose. Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc Videira, 2017. Disponível em: https://editora.unoesc.edu.br/index.php/apeuv/article/download/14085/7348

MORAES, AEA; AMACIO, OMS. Declaração de Posicionamento da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição sobre Consumo de Leite e de Produtos Lácteos e Intolerância à Lactose. Disponivel em: http://sban.cloudpainel.com.br/source/Consumo-de-Leite-e-de-Produtos-LActeos-e-IntolerAncia-A-Lactose.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário