quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Como a atividade física pode ajudar na ansiedade?




 Podemos entender como ansiedade um estado de apreensão, medo, dúvida e expectativa, e é totalmente natural sentir este sentimento em determinados momentos da nossa vida. Nestes casos, a ansiedade age como um sinal que prepara a pessoa para prepara-se para tal momento, e mesmo que a pessoa não se saia bem, ocorre uma preparação para uma adaptação para uma nova condição que surja naquele determinado momento. Porém, o que realmente vem preocupando os estudiosos é a questão da ansiedade se manifestar todos os dias na vida de algumas pessoas e em quase todas as ocasiões da vida do individuo. Este estado recorrente de “preocupação excessiva ou expectativa” acaba trazendo muitos prejuízos no contexto social, físico e psicológico e torna-se um cenário propicio para o surgimento de diversas doenças.
Pessoas que apresentam este tipo de ansiedade necessitam reduzir seu estresse diário, e uma das melhores formas de conquistar este equilíbrio é por meio da realização de atividades físicas pelo menos três vezes por semana por trinta minutos diários. Os exercícios aumentam a oxigenação do cérebro e protegem o sistema nervoso, e também ajuda o individuo a lidar com estados de ansiedade, pois aumenta a produção de serotonina, substancia que aumenta a sensação de prazer no organismo.
A prática diária de exercícios físicos estimula a produção de endorfina, responsável pela sensação de bem estar, aliviando os níveis de ansiedade, além disso, a atividade física também traz mudanças estéticas no corpo que podem aumentar a autoconfiança e autoestima.

Para auxiliar no tratamento da ansiedade, é recomendada a prática de atividades físicas aeróbicas moderadas como:

- Natação: Além de trabalhar todos os grupos musculares, é considerado um esporte completo, pois nadar ajuda a aliviar as dores musculares, relaxa e promove alivio do estresse;


 - Corrida: Correr auxilia na regulação das substancias que estão relacionadas com o sistema nervoso, também melhora o fluxo sanguíneo no cérebro e ajuda na capacidade em lidar com o estresse. Além de reduzir a ansiedade, o paciente também tem melhora da autoestima, isso porque, durante a corrida, neurotransmissores são liberados para alivio de dores e tensões;

- Dança: Dançar aumenta a autoestima e também estimula a memória;


 - Pedalar: Andar de bicicleta fortalece o coração, melhora também o humor e não tem impacto nas articulações dos músculos inferiores. Pedalar libera hormônios conhecidos por causar sensação de bem estar, melhora o sono e alivio das tensões.



 - Musculação: A musculação proporciona diminuição do estresse e melhora do humor, pois durante a realização da atividade física, neurotransmissores são liberados, relaxando o corpo e a mente.


 Para que a atividade física seja um remédio eficaz no combate da ansiedade e seus sintomas, é importante escolher exercícios que o individuo goste e se sinta estimulado a praticar, isso dá motivação para a realização regularmente. Além de incluir metas em atividades desafiadoras, mas que sejam simples de serem batidas também pode auxiliar, já que a sensação de sucesso atua como um potente inibidor dos sintomas da ansiedade.

Elaborado por: Carla Santos

Fonte: ARAUJO, SONIA REGINA CASSIANO, MELLO, MARCO TÚLIO. TRANSTORNOS DE ANSIEDADE E EXERCICIO FÍSICO, PG 164, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário