segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Atividade física X Diabetes





O papel da atividade física e exercício para proteção cardiovascular estão amplamente documentados, existe uma redução gradual da sensibilidade à insulina que com o avançar da idade se deve em parte à falta de atividade física, que contribui para deposição abdominal de gordura.
Pacientes com Diabetes necessitam realizar atividades físicas para auxiliar no controle da doença. Temos a recomendação da Sociedade Brasileira de Diabetes que os adultos, se não houver contraindicações, devem realizar 150 minutos de atividades físicas na semana, que podem ser divididos em no mínimo 3 dias na semana, com intervalos que não ultrapassem 2 dias.
Em relação ao controle da doença, temos o beneficio da redução dos níveis de glicose no sangue, porém é necessário lembrar que existem outros efeitos importantes para sua saúde que também podem ser obtidos, como a redução da pressão arterial, aumento do colesterol HDL (Colesterol “bom”), condicionamento cardiorrespiratório, aumento da massa muscular e da força muscular.
Mas, você sabe calcular seu gasto calórico durante uma atividade física?
O MET ou equivalente metabólico é a unidade que utilizamos para medir a intensidade da atividade física realizada. Um MET é igual ao número de calorias que o corpo consome enquanto está em repouso. Na medida em que nos exercitamos, aumentamos os METs conforme  o aumento frequência cardíaca e do gasto energético.
Para saber quanto você gasta em uma atividade física basta multiplicar o seu peso pelo MET e pelo tempo gasto praticando a atividade em horas. Por exemplo: O MET de pular corda rápido é 12. Uma pessoa de 70kg gasta 840 calorias por hora pulando corda, se forem 20 minutos, são 280 kcal.

Com orientação do educador físico, você pode realizar as atividades que mais gosta, gastando calorias e controlando o peso e o Diabetes. Vamos começar a se mexer desde já?

Fonte:https://www.diabetes.org.br/ebook/component/k2/item/75-capitulo-8-atividade-fisica-no-diabetes-tipo-1-e-2-bases-fisiopatologicas-importancia-e-orientacao. Acessado em 15/10/2018 às 15:38.

Nenhum comentário:

Postar um comentário