terça-feira, 16 de outubro de 2018

Equilíbrio da flora intestinal




A microbiota intestinal auxilia no bem estar e equilíbrio do organismo, quando este equilíbrio é interrompido, as bactérias relacionadas a patologias do trato gastrointestinal ou transtornos metabólicos e inflamatórios podem se manifestar. Segue abaixo exemplos:

  •     Síndrome do intestino irritável
  •        Doença de Crohn
  •      Obesidade
  •        Hipertensão
  •      Diabetes
  •      Alergias e intolerâncias
  •     Doenças neurológicas como Parkinson
  •      Alzheimer


Muitas bactérias habitam no intestino grosso das pessoas saudáveis, ajudando na digestão e na produção de algumas vitaminas. Recentemente, segundo pesquisas, descobriram que estes micro-organismos tem um trabalho maior em nosso corpo: eles interagem com o restante do corpo de uma forma que afeta a utilização de energia e também do seu armazenamento em forma de gordura, além da adequação do sistema imunológico.
A disbiose, conhecido como o desequilíbrio da microbiota, começa a produzir um super crescimento bacteriano, aumento de toxinas e ampliação da permeabilidade intestinal que leva a alterações em nosso organismo. Desta forma, hábitos, como a dieta, estresse e o uso de antibióticos, por exemplo, fazem com que essa microbiota “alterada” prevaleça sobre a residente, levando o individuo a distúrbios gastrointestinais. As relações que a microbiota intestinal desempenham refletem também na manutenção do metabolismo, tanto na aquisição de nutrientes quanto na regulação da energia adquirida. Ocorre também a regulação da inibição do armazenamento de gorduras periféricas, além disso, ela também auxilia no controle de energia no fígado e nos músculos. Também podemos mencionar no controle da ativação de compostos que auxiliam na regulação do apetite, ganho de peso e sensibilidade à insulina.
A boa notícia é que o perfil da microbiota pode mudar de forma muito rápida, por isso temos a habilidade de mudar nosso estilo de vida, a fim de melhorar a saúde intestinal. Comer uma dieta saudável de alimentos não industrializados, incluindo fibras, evitando o abuso de álcool e praticando atividades físicas são fundamentais para uma vida com mais energia e disposição.



Fonte:http://www.sban.org.br/por_dentro/informativos/119/a-composicao-da-microbiota-intestinal-e-seus-efeitos-na-obesidade-e-resistencia-a-insulina. Acessado em 16/10/2018 às 18:15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário