segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Menopausa X Nutrição




A menopausa pode ser definida como à suspensão permanente da menstruação de forma natural, sem interferência patológica, geralmente definida após 6 a 12 meses sem menstruação em mulheres acima dos 45 anos.Durante e após a menopausa, muitas são as alterações que ocorrem no organismo da mulher. Nesse período há redução de massa muscular (massa magra) e um aumento expressivo no tecido adiposo (gordura), principalmente na região abdominal. De certa forma essas mudanças contribuem para a obesidade e o aumento dos fatores de risco para diversas patologias, como as doenças cardiovasculares, dislipidemias, hipertensão arterial e diabetes. Ondas de calor, diminuição do desejo sexual, desconforto ao urinar,  enfraquecimento dos ossos, ansiedade, depressão e alterações de humor também são sintomas comuns no período de menopausa.
Sintomas
- Suspensão da menstruação;
- Ondas de calor;
- Secura vaginal;
- Sudorese noturna;
- Insônia;
- Tonteira;
- Palpitações cardíacas;
- Dores de cabeça;
- Redução da libido;
- Alterações no humor;
- Cansaço;
- Dor nas juntas;
- Alterações na pele (acne, pelos faciais, queda de cabelo).




Alimentação
Adote uma alimentação rica em alimentos naturais e pobre em alimentos industrializados, especialmente cereais integrais, legumes, hortaliças e frutas.
Esses alimentos contêm fito esteróis que conferem equilíbrio hormonal. Deve ser dado atenção a alimentos como: soja, tofu, missô e sementes de linhaça que são fontes excelentes de fito esteróis.
Os ácidos graxos essenciais (gorduras boas) protegem o coração e deixam a pele macia e radiante. Boas fontes são peixes de águas frias, como salmão, bacalhau, atum e também sementes de linhaça. A vitamina E regula a produção de estrogênio.
Não esqueça de incluir óleo de nozes e sementes processadas a frio em sua alimentação.
Consuma diariamente 1 colher de sopa de linhaça moída. Ela contém ligninas, fito nutrientes capazes de equilibrar o estrogênio e reduzir o colesterol. Beber baste água que vai ajudar a eliminar as toxinas e substituir os fluídos perdidos nas ondas de calor.

Fonte:http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/821/TCC%20P%C3%B3s.pdf?sequence=1. Acessado em 29/10/2018 ás 17:15.


Nenhum comentário:

Postar um comentário