sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Micronutrientes: Importância do consumo na atividade física


Engana-se quem pensa que o atleta vive só de macro nutrientes, as vitaminas e minerais são fundamentais por participarem do metabolismo energético e também por estarem envolvidos em processos celulares, como resposta imune, função antioxidante, contração muscular, assim como reparação e crescimento das fibras.
Na prática de atividade física, a distribuição e eliminação desses micronutrientes podem ficar desequilibrados e suas necessidades são maiores em virtude do aumento das demandas fisiológicas por conta da resposta ao esforço.
Ferro: É fundamental e merece destaque, pois a sua falta afeta muitos atletas, sendo o grupo de maior risco: atletas mulheres costumam ter grandes perdas durante o ciclo menstrual, atletas que seguem dietas com restrições calóricas, atletas que treinam de forma intensa em clima quente e tem elevada transpiração e pessoas vegetarianas. Porém, deve-se estar atento à possibilidade da “anemia do esporte”, que é uma “falsa” anemia decorrente do treino pesado, que gera aumento do volume sanguíneo com consequente hemodiluição, dando a falsa impressão de que há uma redução do ferro.
Vitamina D: Tecnicamente é mais uma hormona do que uma vitamina, tendo a vantagem de ser produzida pelo corpo quando este é exposto a luz solar. A maioria de nós não produz o suficiente, principalmente no inverno, quando a nossa exposição ao solar é bastante reduzida.
A vitamina D ajuda na assimilação de cálcio, aumentando a densidade muscular e auxilia na redução da inflamação, ajuda o sistema imunitário na luta contra infecções e permite a libertação de melatonina, que otimizam a nossa capacidade de dormir.
A vitamina D3 está relacionada com a fixação do cálcio nos ossos, sendo um cofator fundamental para esse ponto, está associada com a síntese de testosterona e também está relacionada com a ergo gênese atlética.
Vitamina C: A vitamina C tem um papel essencial no nosso sistema imunitário, na pele, no humor e tem também funções antioxidantes. Outro dos papéis essenciais desta vitamina é na absorção do ferro no nosso organismo.
Também é um cofator importantíssimo na síntese de colágeno, que é indispensável para a elasticidade da pele, composição de cartilagens, composição de tendões e nos cabelos, entre outros muitos tecidos do corpo. Aliás, é sempre recomendado que a pessoa utilize boas quantidades de vitamina C e proteínas de alto valor biológico do que o colágeno, seja ele hidrolisado ou em outra forma qualquer, propriamente dito. Através desse mecanismo, consegue-se resultados muito melhores.
Vitamina B: Provavelmente, a vitamina mais importante para um atleta, uma vez que tem um papel essencial na recuperação muscular e produção de energia.
As vitaminas B são muito utilizadas no culturismo devido às suas propriedades anabólicas, ou seja, de crescimento e recuperação muscular. Têm também um papel importante na digestão de hidratos de carbono, gordura e especialmente proteína.
As vitaminas do complexo B talvez sejam as mais intimas ao metabolismo energético, pois participam ativamente desses sistemas, sejam eles relacionados às proteínas, aos lipídios ou mesmo os carboidratos.

Zinco: Também é um dos micronutrientes fundamentais ao corpo. Ele possibilita inúmeras reações bioquímicas, pois é componente essencial de muitas enzimas como a superóxido dismutase, enzimas do sistema nervoso central, etc. Além disso, ele participa da divisão celular, transcrição genética, estabiliza componentes da membrana celular e é um dos precursores da testosterona, que é um hormônio fundamental na síntese proteica, no desenvolvimento androgênico e na melhora das capacidades físicas e também psicológicas.
O zinco também é um importante componente do sistema imunológico que tende a ser afetado pela prática de atividades físicas.
Cálcio: Uma das suas principais funções é a sua participação na reabsorção óssea e da constituição óssea, participa ativamente da neurotransmissão e da contração muscular, participa do controle de enzimas quinases, como a PKC, ativa genes, etc.

Tocoferol (Vitamina E): A vitamina E possui como papel agir como um nutriente antioxidante, ou seja, através dela torna-se possível o combate de radicais livres os quais são normalmente gerados tanto no corpo, quando pelos estímulos danosos os quais somos submetidos diariamente, inclusive o próprio treinamento (musculação).
O tocoferol também é importante na síntese de testosterona, entre outros hormônios esteroides.

Selênio: O selênio é um micronutriente mineral que possui como principais funções a neutralização de radicais livres, ou seja, tem ação antioxidante no corpo, previne certos tipos de câncer (provavelmente por seu efeito antioxidante), melhora as condições hepáticas e melhora as dores musculares pós-treino causadas pela inflamação do tecido em questão.

Vitamina K: Ela participa do metabolismo ósseo, que é indispensável para o praticante de atividades físicas, auxilia na manutenção da córnea, melhora a produção de ATP em pacientes com disfunções mitocondriais, e reduz os processos inflamatórios no corpo.
Normalmente, não se costuma suplementar com vitamina K, pois ela pode ser conseguida em quantidades suficientes através de uma boa dieta.
Em um estudo realizado em Portugal, e que envolveu atletas de elite, constatou-se que:

·         33% das atletas femininas e 17% dos atletas masculinos ingeriam uma quantidade de vitamina E inferior à recomendada;
·         5% dos atletas do sexo masculino não ingeriam a quantidade recomendada de folato e magnésio;
·         Ambos os gêneros ingeriam as quantidades recomendadas dos restantes micronutrientes;
·         A ingestão de vitaminas e minerais não foi diferente entre os que utilizavam suplementos e os que não utilizavam.

Mas também refere que a suplementação pode ser necessária nos atletas que:

·         Seguem um regime alimentar de restrição energética;
·         Adotam práticas extremas com o objetivo de perder peso;
·         Eliminam um ou mais grupos alimentares da sua dieta;
·         Têm dietas desequilibradas, com baixa densidade de micronutrientes;
·         Estejam doentes ou a recuperar de uma lesão;
·         Sofram de deficiência específica de um ou mais micronutrientes;
·         Necessitem de tratar de um problema médico específico (tal como suplementação com ferro para tratar uma anemia);
·         Nas atletas grávidas ou que pretendam engravidar (devem suplementar-se com ácido fólico).


Nenhum comentário:

Postar um comentário