As frutas apresentam um papel fundamental em nossa saúde, e no bom funcionamento do nosso organismo. Fornecem calorias para nos dar energia para realizar as atividades do dia-a-dia; fibras que ajudam a regular a saciedade; além de inúmeras vitaminas e minerais, que garantem o funcionamento adequado de todos os processos metabólicos do nosso organismo.
As frutas são ótimas opções para serem incorporadas nas pequenas refeições e como sobremesa após o almoço e o jantar. Devem ser consumidas de 3 a 5 porções diariamente.
Entretanto, apesar dos diversos benefícios citados, nem todas as pessoas possuem o hábito de consumir frutas diariamente. Isso pode ser devido ao fato de serem alimentos que estragam com muita facilidade, por precisarem ser lavadas toda vez que forem consumidas e até mesmo por algumas requererem armazenamento adequado em temperatura controlada para não se deteriorar.
Devido a essas limitações, as frutas são alimentos difíceis de serem consumidos diariamente várias vezes ao dia pela grande maioria da população. Por isso, as frutas liofilizadas e desidratadas foram criadas pelas indústrias alimentícias para facilitar o consumo diário de frutas. As frutas liofilizadas estão cada vez mais disponíveis nas prateleiras dos supermercados, padarias, empórios e etc, e cada vez mais consumidas pelas pessoas que buscam praticidade.
Mas o que é a liofilização?
É importante esclarecer que as frutas liofilizadas são diferentes das frutas desidratadas e mais ainda das frutas frescas. A liofilização consiste em uma moderna técnica de secagem a frio de alimentos, no qual o alimento é submetido a uma baixa temperatura e pressão.
Funciona da seguinte maneira: os alimentos são colocados em uma câmara de autoclave, e depois de fechada, são submetidos a uma baixa pressão e temperatura, alcançando cerca de -60ºc. Desta forma, a água contida no alimento passa diretamente do estado sólido para o estado gasoso, por meio do processo chamado sublimação. Assim, a água é praticamente retirada da fruta, chegando a apenas 1% de umidade.
Por outro lado, o oposto ocorre no processo de desidratação. Nesse processo, o alimento é submetido a altas temperaturas, de forma que a água se evapora.
O processo de liofilização ocasiona menor perda de nutrientes dos alimentos, quando comparado ao processo de desidratação. Isso ocorre porque durante o processo de desidratação as frutas são submetidas as altas temperaturas, o que pode ocasionar a perda de vitaminas e outros nutrientes sensíveis ao calor, o que consequentemente prejudica a composição nutricional, sabor e aroma das frutas desidratadas, comparadas as frescas e liofilizadas.
As frutas liofilizadas apesar de apresentaram umidade reduzida quando comparadas as frutas frescas, ainda apresentam maiores quantidades de vitaminas e minerais quando comparada as frutas desidratadas.
As frutas liofilizadas e as desidratadas apresentam o benefício de serem fáceis de serem transportadas e armazenadas. Desta forma, podem ser levadas na bolsa quando você sair de casa, em viagens, no trabalho, escola e na faculdade sem você precisar se preocupar com o armazenamento em temperatura controlada.
Informação Nutricional Frutas Liofilizadas e Frescas
De acordo com a pirâmide brasileira dos alimentos, uma porção de fruta equivale a cerca de 90 calorias. Por isso, quando optar por uma porção de fruta liofilizada, esteja atento as calorias fornecidas pelas mesmas. O ideal é que caso você faça esta substituição, não ultrapasse as calorias correspondentes da fruta fresca.
As frutas frescas são compostas por cerca de 80% de líquidos. Quando submetida aos processos de liofilização e desidratação, retira-se o líquido da fruta, o que faz com que ela fique mais leve e concentrada. Por isso, é importante pontuar que tanto a liofilização quanto a desidratação reduz o peso total do alimento. Um exemplo: uma fruta que pesa cerca de 90 g na sua forma in natura, pode passar a pesar 20 g, contendo a mesma quantidade de nutrientes.
Abaixo há uma comparação das calorias contidas em algumas frutas frescas em porção de 40 g e 100 g e liofilizadas (40 g) para que você possa se orientar quanto ao consumo de calorias.
* Mamão Liofilizado (40g): 138 kcal
* Manga Fresca (40g): 28,8 kcal
* Manga Liofilizada (40g): 140 kcal
* Banana Fresca (40g): 34,8 kcal
* Banana Liofilizada (40g): 142 kcal
As frutas frescas apresentam menos calorias quando comparadas a mesma quantidade em grama de frutas liofilizadas. Além disso, até mesmo 100 gramas de fruta fresca apresenta menos calorias do que 40 gramas de frutas liofilizadas, como são normalmente comercializadas.
Como e quando consumir as frutas liofilizadas e desidratadas?
As frutas liofilizadas e desidratadas pode ser consumida nas pequenas refeições, antes do treino ou até mesmo para substituir um doce, quando você estiver sentindo aquela vontade de comer algum doce.
Quando estiver se sentindo ansioso(a), o consumo de frutas liofilizadas, ao invés dos salgadinhos, pode ser uma ótima opção. Isso porque as frutas liofilizadas apresentam crocancia que podem satisfazer aquela sua vontade de mastigar algo, quando você sente aquela necessidade de mastigar mesmo sem fome.
Portanto, as frutas liofilizadas podem ser ótimas opções e podem substituir as frutas frescas em algumas situações. Entretanto, apesar da facilidade de transporte e de alguns benefícios, não é recomendado que você substitua o consumo das frutas frescas pelo consumo das frutas liofilizadas sempre. Isso porque as frutas frescas apresentam grande importância em nossa alimentação, sendo uma delas o fornecimento de água, como importante fator na hidratação do corpo.
Postado por: Dayane O. Fiuza
Referência:
Frutas: Frescas ou Liofilizadas. Revista Insumos, mai. 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário