terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

A importância do Complexo B na dieta

Quando falamos em vitamina B estamos na verdade falando de um grupo de oito vitaminas hidrossolúveis que atuam diretamente no metabolismo celular. Sua falta na dieta promove o aparecimento de doenças neurológicas, dermatológicas e gastrointestinais. As vitaminas do complexo B atuam nos processos de absorção de carboidratos, proteínas e gorduras, atuando ainda na manutenção da vitalidade da pele, cabelo, unhas, bem como na manutenção do tônus muscular. Uma vez ingeridas, as vitaminas do complexo B no estomago estimularão a liberação e controlarão a ação do suco gástrico, ajudando na absorção e digestão dos nutrientes; dessa forma, aumentarão a eficácia de sua dieta.

Vitaminas do Complexo B

Vitamina B1 (Tiamina)

A tiamina é importante para produção de ácido clorídrico e para a formação do sangue. Tem importante função no metabolismo dos carboidratos. Não há problema se for ingerida em excesso, pois ela não se acumula no organismo (é eliminada pelas fezes). A absorção fica prejudicada com o consumo elevado de álcool, que interfere no transporte da substância. A deficiência de vitamina B1 manifesta-se principalmente em pacientes alcoólatras e é denominada beribéri.
Os sintomas principais das falta da Tiamina são fadiga, depressão, anorexia e instabilidade emocional. Podem aparecer também sintomas gastrointestinais e insuficiência cardíaca.

Vitamina B2 (Riboflavina)

A riboflavina é fundamental no processo metabólico de proteínas, carboidratos e gorduras. A riboflavina também está envolvida nos processos de manutenção da integridade cutânea sendo ainda necessária para a formação de hemácias, produção de anticorpos, respiração celular e para o crescimento de forma geral. Alivia a fadiga ocular (vista cansada) e é importante na prevenção e tratamento da catarata. Participa do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.

Vitamina B3 (Niacina)

Também conhecida como acido nicotínico, a vitamina B3 é necessária para a circulação adequada e pele saudável. A Vitamina B3 ajuda no funcionamento do sistema nervoso, no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas, e na produção de ácido clorídrico para o sistema digestivo. Dentre as inúmeras funções da Vitamina B3 (niacina)é ela importante auxiliar na remoção de substâncias tóxicas, auxiliando ainda na produção dos hormônios produzidos pelas glândulas supra renais (esteróides e sexuais). A niacina atua ainda na redução dos níveis de colesterol e na melhora da circulação.

Vitamina B5 (Ácido Pantotênico)

Conhecida como a vitamina "anti estresse", a vitamina B5 atua na produção dos hormônios supra-renais e na formação de anticorpos. A utilização de vitaminas auxilia na conversão de lipídeos, carboidratos e proteínas em energia. Esta vitamina é necessária para produzir esteróides vitais e cortisona na glândula supra-renal e é um elemento essencial da coenzima A. Sua falta provoca queda de cabelo e pelos além de produzir sensação de mal estar e fraqueza.

Vitamina B6 (Piridoxina)

A piridoxina participa de mais funções orgânicas do que qualquer outro nutriente isolado. Muitas reações do metabolismo são dependentes da piridoxina. É descrita a sua atuação na absorção da niacina (vitamina B3), ajudando ainda na absorção da vitamina B12 e na fabricação do ácido clorídrico. Atua também no metabolismo do Magnésio, íon este importante e que atua de maneira conjunta nas reações mediadas pelo Ca++. É importante tanto para a saúde física quanto mental atuando ainda na produção de hormônios, sendo estimulante das funções defensivas das células.

Vitamina B7 (Biotina)

A biotina ajuda no crescimento celular, produção de ácidos graxos, metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas, e na utilização das vitaminas do complexo B. Quantidades suficientes são necessárias para a saúde dos cabelos e pele. A biotina pode evitar a queda de cabelos em alguns homens.

Vitamina B9 (Ácido Fólico)

Considerado um alimento para o cérebro, o ácido fólico é encontrado principalmente nas folhas dos vegetais.
Juntamente com a vitamina B12 participa da síntese do DNA (acido desoxirribonucleico), componente dos cromossomas.
O Ácido Fólico é imprescindível nos processos de divisão e multiplicação celular, sendo as suas necessidades aumentadas quando da Gravidez.A carência de acido fólico produz a sensação de fraqueza, irritabilidade, mal estar, insônia, diminuindo ainda a defesa do organismo.

Vitamina B12 (Cobalamina)

A vitamina B12 age na prevenção da anemia, auxiliando ainda na formação e manutenção da longevidade das células. Atua ela diretamente auxiliando na absorção dos alimentos, síntese de proteínas e metabolismo de carboidratos e lipídeos. Possui ainda a função de prevenir danos em nervos, sendo usado do ponto de vista médico como auxiliar nos processos de recuperação em doenças compressivas, síndromes pós herpética etc ...
A vitamina B12 atua diretamente na produção de mielina atuando ainda no trato gastro intestinal, medula óssea e sistema nervoso.

 Alimentos fonte de Complexo B


Dentre os principais alimentos fonte de Vitaminas do complexo B destacam-se as carnes vermelhas, fígado, leite, queijos e ovos e cereais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário