terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Sementes de Girassol como Alimento Funcional



SEMENTES DE GIRASSOL COMO ALIMENTO FUNCIONAL


Nome Popular: Semente de Girassol, “flor do sol”

Nome Científico: (Helianthuns annuus)

Categoria: Dicotiledônea de ciclo anual, pertencente à família Asteraceae

Clima: Tem boa adaptação ao clima (Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado e Tropical) e é tolerante à seca, mas deve ser cultivado em locais com disponibilidade de irrigação.

Definição

     O girassol (Helianthuns annuus) é uma planta nativa da América, tendo sido levado à Europa pelos colonizadores espanhóis e portugueses onde passou a ser cultivado como planta ornamental. Na Rússia, descobriram-se, no século passado, as propriedades oleaginosas dos frutos, quando foi reintroduzida na América do Norte, via Canadá.

Histórico

     Acredita-se que o girassol de haste única apareceu como resultado de uma mutação do tipo selvagem ramificado e foi deliberadamente selecionado pelos índios para este caráter. Outras características como pigmentação, tamanho das sementes, peculiaridades da casca e maturação também foram fixadas pelos índios. 
    Supõem-se que o girassol foi introduzido na Europa no início do século XIV, na Espanha, e a descrição feita por Dodanaeus em 1568 mostrava um tipo monocefálico semelhante ao atual girassol comercial. Ele chegou à Rússia no século XVIII, inicialmente como planta ornamental e, por volta de 1830, teve início a produção de óleo de girassol em escala comercial. A partir daí sua expansão foi rápida; no início do século XX, existiam fábricas que processavam as hastes de girassol para produção de potássio uma vez que as hastes secas contêm cerca de 5% desse elemento.
   Os frutos secos (cipselas) contêm sementes que podem ser consumidas cruas ou assadas, e podem ser usadas para fazer farinha ou para a extração de óleo vegetal. As sementes, o farelo resultante da extração de óleo e a folhagem podem ser utilizados na alimentação de aves e outros animais.


·         Composição em vitaminas média de sementes secas de girassol, para amostra de 100g.
ALIMENTO
VITAMINA A
VITAMINA C
CÁLCIO
FERRO
VITAMINA B6
MAGNÉSIO
SEMENTE DE GIRASSOL
50 IU
1,4 mg
78,0 mg
5,3 mg
1,3 mg
325 mg

   Fonte: Watt & Merril (1975).

 Compostos Bioativos

    A versatilidade de uso das sementes de girassol resulta um gradual aumento de interesse por esta culta. A demanda mundial por girassol tem aumentado em média 1,8% por ano. A demanda brasileira por óleo de girassol, estimada em 35 a 45 toneladas, aumenta 13% por ano. Este aumento deve-se provavelmente ao fato de, em relação a outras culturas, a produção do girassol apresenta grandes vantagens, como: alta capacidade de adaptação a variações de latitude, longitude e fotoperíodo, alta resistência à seca, insetos e doenças, além de gerar uma melhora nas condições do solo para culturas seguintes.
    Dos óleos vegetais comestíveis, o óleo de girassol é o que apresenta maior teor porcentual de ácidos graxos poli-insaturados em sua composição, sobretudo de ácido linoleico, essencial ao organismo humano e que deve ser ingerido na dieta.
     As proteínas de sementes de girassol têm um bom perfil de aminoácidos essenciais, só os níveis de lisina são baixos. Por isso, o farelo de girassol é, muitas vezes, usado em adição ao farelo de soja, rico em lisina, mas pobre em aminoácidos sulfatados. Além disso, o farelo do girassol é uma boa fonte de cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B.
      No Brasil, a produção de girassol, até pouco baseava-se no uso de cultivares com alto de ácido linoleico, mas, nos últimos anos, a procura por óleo com conteúdo mais alto de ácido oleico tem aumentado. Denominado girassol alto oleico, foi a solução encontrada para reduzir o teor da indesejável gordura trans nos alimentos industrializados. O óleo alto oleico é obtido do girassol alto oleico e possui um perfil de ácidos graxos modificados por processo convencional, que devido suas características de perfil lipídico não oxida com facilidade, evitando o processo de hidrogenação parcial, e como consequência não gera a gordura trans.

Importância para a Saúde

    Em nosso organismo, há uma enzima encarregada de transportar toda a gordura que está em circulação no sangue até as células adiposas. Essa enzima (LPL), quando em contato com o óleo de girassol, tem essa função inibida, e nesse caso, o organismo é obrigado a buscar energia nos estoques de gordura armazenadas em nosso corpo.
     De acordo com o USDA Nutrient Database National, um quarto de xícara de sementes de girassol contribui para o ganho de massa muscular.
     Ajuda a combater o mau colesterol, evitando que ele se fixe nas paredes das artérias. Além disso, o consumo humano de sementes de girassol constitui um importante fator de prevenção de aterosclerose e de problemas no sistema cardiovascular.

  Curiosidade

     Os girassóis são uma excepcional fonte de Vitamina E, que desempenha um papel muito importante na prevenção de doenças cardiovasculares. A Vitamina E é um antioxidante que ajuda a manter os radicais livres do corpo.
     Quando o colesterol é oxidado, é capaz de furar a parede dos vasos sanguíneos e causar aterosclerose, que podem levar ao bloqueio das artérias, que causa o ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Você pode obter mais de 90% do valor diário de Vitamina E em apenas um quarto de uma xícara de sementes de girassol.
      As sementes de girassol são uma boa fonte de Selênio. Estudos mostraram que é uma forte correlação entre a baixa ingestão de selênio e a incidência de câncer. O Selênio tem sido mostrado que é capaz de induzir o reparo do DNA e a síntese em células danificadas, para inibir a proliferação de células cancerosas, e para induzir a sua apoptose, o mecanismo de autodestruição que o corpo usa para se livrar das células desgastadas ou anormais. Hoje, os maiores produtores de sementes de girassol são a Federação Russa, Peru, Argentina, Espanha, França e China.
     A denominação “girassol” deriva do grego hélios, que significa sol, e anthus, que significa flor. Conhecido, portanto como “flor do sol”, em decorrência da planta possuir a característica de realizar o fenômeno de heliotropismo, onde sua inflorescência se movimenta a procura do sol.

  Dica

      A semente de girassol é um alimento que, além de gostoso, é muito prático de inserir na alimentação, pois apenas uma colher de sopa por dia já é suficiente para que todos os seus benefícios sejam sentidos pelo corpo.
       O óleo desta semente pode ser usado em lanches, sobre a salada e como tempero em receitas habituais. Utilizar a semente como forma de petisco, pode ser uma boa forma de substituir outros alimentos que não são tão saudáveis. Pode ser usada como um incremento a receitas de pães, bolos, cookies e farofas. E pode ser misturada à salada de folhas ou de frutas, batidas em sucos, vitaminas ou integradas às massas.

Referências
  1. CARRÃO-PANIZZI, M. C.; MANDARINO, J. M. G. Produtos proteicos do girassol. In: Leite, R. M. V. C.; BRIGHENTI, A. M.; CASTRO, C. (Ed.) Girassol do Brasil. Londrina: Embrapa Soja, 2005. Cap.4, p.51-68.
  2. EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Soja. Girassol. Londrina, 2010.
  3. MANDARINO, J.M. G. Características bioquímicas e nutricionais do óleo e farelo de girassol. Londrina: EMBRAPA-CNPSO, 1992. 25p. (Embrapa – CNPSo.Documentos, 52).
_______________________________________________________________________
Elaborado por: Rayan J. N. Leite, estudante de Nutrição do 7º Período, estagiário na Clínica Esportiva - Janete Neves, sob supervisão da Nutricionista Dra. Janete Neves;

Nenhum comentário:

Postar um comentário