quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019


Cobre e cobalto
Cobre
Ocorrência
Há mais ou menos 75 a 150 miligramas de cobre no corpo humano adulto médio. Esta concentração é proporcionalmente maior em recém-nascidos. O teor de cobre é maior em pelos, no coração, nos rins, no cérebro e no fígado. O conteúdo de cobre no soro é 114,00 ± 4,67 microgramas por 100 mililitros em mulheres adultas, e 105,50 ± 5,03 mcg por 100 mililitros em homens adultos.
Funções metabólicas básicas
- Muitas enzimas do metabolismo dos tecidos requerem cobre como elemento constitutivo.
- A manutenção e o desenvolvimento dos ossos e do sistema cardiovascular, da estrutura e função do sistema nervoso central e da função eritropoiética (produção de glóbulos vermelhos) requerem cobre.
- A mobilização de ferro para a síntese de hemoglobina necessita de cobre. A ceruloplasmina, que contém cobre, pode auxiliar na remoção de ferro da ferritina do fígado e de outros locais onde há estoque de ferro; esta enzima plasmática (a ceruloplasmina), também chamada ferroxidase I, permite a conversão do íon ferroso em férrico, possibilitando assim que o ferro seja captado pela transferrina e carreado para a síntese de hemoglobina e outros compostos contendo ferro.
- A eritrocupreína, a hepatocupreína e a cerebrocupreína são enzimas que contêm cobre e protegem as células contra o acúmulo de radicais livres e a conseqüente oxidação, fenômeno extremamente nocivo à integridade celular.
- Outras enzimas, como a dopamina beta-hidroxilase, a tirosinase, o ácido ascórbico-oxidase, a citocromo-oxidase, a amino-oxidase e a desidrogenase do ácido delta-aminolevulínico, contêm cobre.
- A melanina é formada à partir da hidroxilação da tirosina em 3,4 di-hidroxifenilalanina (DOPA), o qual é em seguida oxidado em quinona. A enzima que catalisa esta reação é a tirosinase, uma cuproenzima.
Sinais e sintomas de carência
- A ceruloplasmina e o cobre diminuem no sangue quando há deficiência deste mineral, que pode ser provocada por carência dietética e alimentação parenteral prolongada, entre outras coisas.
- A deficiência de cobre interrompe o metabolismo férrico na altura da mobilização de ferro da ferritina com o auxílio da ceruloplasmina, instalando-se a anemia.
- A absorção de ferro diminui, caem os níveis séricos de leucócitos, ocorre desmineralização óssea e a eritropoiese decai progressivamente com o passar do tempo, se não houver suprimento adequado de cobre. A carência prolongada pode mesmo terminar em óbito.
- Recém-nascidos cuja dieta é baseada em leite de vaca podem desenvolver carência de cobre, que se manifesta através de anemia.
- Recém-nascidos com síndrome do cabelo encaracolado de Menke apresentam má absorção de cobre causada por defeito genético recessivo ligado ao sexo. Entre os sintomas desta doença, destacam-se: retardo mental e do crescimento, queratinização e pigmentação anormais do cabelo, hipotermia, alterações na aorta, anormalidade nas metáfises de ossos longos.
- Doenças que diminuem a absorção de nutrientes, como o esprucelíaco, certas enteropatias e a síndrome nefrótica, resultam na diminuição do cobre no sangue.
- A deficiência grave de cobre está possivelmente associada à hipercolesterolemia.
- A diminuição da acuidade gustatória pode ocorrer tanto na deficiência de zinco como na de cobre.
Necessidades nutricionais
Segundo as RDA, uma quantidade diária de 1,3 a 2 miligramas de cobre, ingeridos através da água e dos alimentos, é muito provavelmente adequada para adultos e meninos.
A FAO sugere 80 mcg/dia de cobre para lactentes e crianças.
Fontes alimentares
O conteúdo de cobre em vários alimentos depende, entre outras coisas, do solo. As nozes, as leguminosas, os cereais integrais e as frutas secas são geralmente boas fontes de cobre na linha lacto-ovo-vegetariano-naturista de alimentação.
É praticamente desconhecida a carência de cobre quando a dieta é variada. O leite é tão pobre em ferro como em cobre. O leite humano, entretanto, fornece este micronutriente em quantidades adequadas para o lactente (cerca de 0,15 a 1,05 mg/litro).
COBALTO
O cobalto é principalmente encontrado no fígado, e em segundo plano nos rins, no pâncreas e no baço. Participa da composição da vitamina B12, endo desta forma bem absorvido. A via de excreção mais importante é a urinária, ocorrendo também eliminação através das fezes, dos pêlos e do suor.
A função do cobalto está ligada à da vitamina B12, não se conhecendo outro papel biológico. Os alimentos-fontes de vitamina B12 também fornecem cobalto.
A hiperingestão provoca sinais e sintomas como policitemia (produção elevada de hemácias), hiperplasia da medula óssea, reticulocitose e aumento do volume sangüíneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário