quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Recursos ergogênicos nutricionais



RECURSOS ERGOGÊNICOS NUTRICIONAIS

      Há dois importantes fatores para o sucesso atlético: a genética e o treinamento. Em certos níveis de competição, os participantes, em geral, possuem habilidades atléticas genéticas similares, e se estiverem expostos aos mesmos métodos de treinamento, tornam-se bastante nivelados. Portanto, muitos atletas vivem em busca de meios que possam levá-los a uma pequena melhora do rendimento diante de seus oponentes. Para isso, duas estratégias têm sido sugeridas: diet adequada e utilização de recursos ergogênicos.
      Segundo Williams e Branch, a palavra "ergogênico" - deriva de duas palavras gregas "ergon", trabalho, e "gennan", produção - significa substâncias ou artifícios adotados visando a melhora do desempenho.
      No contexto de crescente competitividade, há um grande número de suplementos sendo comercializados com variados propósitos ergogênicos, porém, alguns deles ão contam com um respaldo científico.
      O propósito da maioria dos ergogênicos é aumentar o desempenho pela intensificação da potência física, da força mental ou do limite mecânico, e dessa forma, prevenir ou retardar o início da fadiga.
      Os ergogênicos podem ser classificados em cinco categorias de "ajuda": 
  1. NUTRICIONAL
  2. FARMACOLÓGICA
  3. FISIOLÓGICA
  4. PSICOLÓGICA
  5. BIOMECÂNICA OU MECÂNICA
      Os ergogênicos nutricionais servem, principalmente, para aumentar o tecido muscular, a oferta de energia para o músculo e a taxa de produção de energia no músculo.
      Os nutrientes estão envolvidos com os processos geradores de energia por meio de uma destas três funções básicas:
  1. ATUAR COMO SUBSTRATO ENERGÉTICO
  2. REGULAR OS PROCESSOS PELOS QUAIS A ENERGIA É PRODUZIDA NO CORPO
  3. PROMOVER O CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DOS TECIDOS CORPORAIS
      Uma alimentação adequada é fundamental para que consigamos atingir um ótimo desempenho esportivo. Assim, se a alimentação apresenta-se deficiente em um determinado nutriente fundamental, o desempenho será prejudicado.
      Os nutrientes podem ser agrupados em seis diferentes classes:
  1. CARBOIDRATOS
  2. GORDURAS
  3. PROTEÍNAS
  4. VITAMINAS
  5. MINERAIS
  6. ÁGUA
     Geralmente, o carboidrato é usado como principal fonte de energia do organismo. A gordura fornece energia e também faz parte da estrutura da maioria das células. A proteína desempenha uma série de papéis e é necessária para: FORMAÇÃO, CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE TECIDOS CORPORAIS, FORMAÇÃO DE ENZIMAS QUE REGULAM A PRODUÇÃO DE ENERGIA, E GERAÇÃO DE ENERGIA, SOBRETUDO QUANDO OS ESTOQUES DE CARBOIDRATOS ESTÃO BAIXOS. As vitaminas regulam os processos metabólicos atuando como coenzimas. Muitos minerai estão envolvidos com a regulação do metabolismo, mas alguns também contribuem com a formação da estrutura do nosso corpo como um todo (p. ex.: o cálcio atua como constituinte do tecido ósseo). Finalmente, a água compõe a maior parte do nosso peso corporal e ajuda a regular uma variedade de processos metabólicos.
      Todos os nutrientes estão envolvidos com a produção de energia de uma maneira ou de outra, mas alguns são especialmente importantes para atletas, cuja taxas de produção de energia podem aumentar de modo significativo durante o exercício.

REFERÊNCIAS:
  1. GUERRA Isabela; ALVES Letícia; BIESEK Simone; Estratégias de Nutrição e Suplementação no Esporte; Recursos ergogênicos nutricionais; Cap 9, p.133 - 134;

____________________________________________________________________________
Elaborado por: Rayan J. N. Leite, estudante de Nutrição do 7º Período, estagiário na Clínica Esportiva - Janete Neves, sob supervisão da Nutricionista Dra. Janete Neves;

Nenhum comentário:

Postar um comentário