quarta-feira, 29 de maio de 2019

Adaptógenos: uma nova geração de alimentos




Resultado de imagem para alimentos adaptógenos

A homeostase é a capacidade do organismo se manter equilibrado diante das diversas situações, e nos dias de hoje não é uma tarefa fácil. Stress, ansiedade, agressões à pele pelo sol e poluição aceleram o envelhecimento a prejudicam o nosso organismo. Uma nova classe de alimentos vem sendo estudada para combater os efeitos das injúrias diárias: os adatptógenos. 
Adaptógeno é o nome dado a substâncias as quais acredita-se que possuam a capacidade de manter o equilíbrio homeostático e auxiliar na recuperação após períodos de desequilíbrio de diversas origens.
Para que seja considerado adaptógeno, o alimento ou planta deve possuir algumas características:
a) Mostrar uma atividade não-específica, isto é, aumentar o poder de resistência do organismo em relação a agentes nocivos de natureza física, química e biológica.
 b) Deve ter uma influência normalizadora, independente da natureza do estado patológico.
 c) Deve ser inócuo e também não influenciar o funcionamento normal do organismo mais do que o necessário.
Sendo assim, a principal característica destas substâncias é se adaptar à fadiga, stress e degeneração do organismo a que nos submetemos no dia a dia. O enfoque dos estudos atuais está na ashwagandha (ou ginseng indiano, groselha venenosa ou cereja de inverno), Ela pode ser encontrada, principalmente, na China, na Índia, no Nepal e no Iêmen. Há relatos de que essa planta de nome difícil ajuda também a aliviar dores e a tratar inflamações e até ansiedade.
Resultado de imagem para alimentos adaptógenos

Outros alimentos também são considerados adaptógenos. Um óleo chamado MCT (sigla em inglês para triacilglicerol de cadeia média), que é extraído do coco, e o leite da noz macadâmia. Ambos já são utilizados nas dietas cetogênicas e podem ajudar na perda de peso, melhora do raciocínio e combate às inflamações no organismo. A maca peruana, uma raiz originária da região da civilização Inca e que é considerada afrodisíaca; também vem sendo estudada por suas propriedades.
Apesar de todos os benefícios que estes alimentos podem trazer, ainda se faz necessário o aprofundamento em pesquisas para saber todos os benefícios, efeitos colaterais e contra indicações.

Fontes:
Marques, L. C.. Avaliação da ação adaptógena das raízes de Pfaffia glomerata (Sprengel) Pedersen - Amaranthaceae.---São Paulo, 1998. 145 p. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário