terça-feira, 14 de maio de 2019

Conheça as farinhas que podem substituir a farinha de trigo


A nossa farinha de trigo já não é a mesma, são tantas modificações na semente, misturas para branqueamento, que a qualidade piorou e abriu portas para outras possibilidades na produção de pães, biscoitos, bolos, macarrão e preparações culinárias em geral. Existem outros tipos de farinhas que podem ser utilizadas nas preparações como substitutas ou misturadas à farinha de trigo para tornar a preparação mais rica em outros nutrientes. Quanto mais variada a alimentação mais variedade de nutrientes, menor a chance de sensibilização, menor monotonia e mais prazer. Conheça os tipos de farinhas:


Farinha de aveia: A farinha de aveia é fonte de carboidratos. Apresenta composição de aminoácidos superior em qualidade e quantidade aos demais cereais. Possui alta concentração de ácido glutâmico no grão, porém, a lisina é o primeiro aminoácido limitante. Possui alto teor de fibras solúveis. Fonte de vitaminas E e complexo B; e minerais como manganês, ferro, magnésio, fósforo, cálcio e zinco.


Farinha de castanhas: Possui alta densidade energética, é fonte de lipídeos predominando ácidos graxos monoinsaturados (oleico ômega 9), poli-insaturados ácido linoleico - ômega 6 e ácido linolênico - ômega 3 (castanha do baru, castanhas, macadâmia, nozes). Fonte de vitamina E e fonte de fibras.


Farinha de arroz: É encontrada na forma "branca" e integral. O arroz é um alimento de fácil digestão, hipoalergênico, excelente fonte energética, alta concentração de carboidratos na forma de amido. Possui vitaminas E e do complexo B. No arroz com casca há predominância do mineral silício, no integral e polido, destacam-se fósforo, potássio e magnésio.


Farinha de grão de bico: Rico em carboidratos, contém proteínas. Fonte de minerais, como fósforo, potássio, magnésio, ferro, manganês e cobre.


Farinha de maca peruana: Mais conhecida no universo fitness, essa farinha está ganhando espaço entre os nutricionistas por suas doses fartas de fibras, vitaminas, zinco, cálcio e ferro.

Fonte: Dra. Aline de Andrade - Nutricionista pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, mestre em Ciências da Saúde na UFCSPA. Participou da criação do Ambulatório de Nutrição Esportiva UFCSPA


Júlio Cezar Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário