quarta-feira, 15 de maio de 2019

Spirulina como alimento funcional


SPIRULINA COMO ALIMENTO FUNCIONAL

A Spirulina (Arthrospira platensis) é uma cianobactéria microscópica e filamentosa que tem sido sugerida como uma microalga sustentável e ecologicamente correta, útil para a biorremediação, nitrificação e fixação de dióxido de carbono (CO2).  A Spirulina apresenta propriedades hipolipemiantes, hipoglicemiante e anti-hipertensiva. Caracteriza-se por apresentar um sabor e cheiro particular, além de um perfil nutricional muito rico que a torna um superalimento.

Da sua constituição fazem parte a clorofila e a ficocianina.

A clorofila (usa o sol como fonte energética) é responsável pela cor verde e pela remoção das toxinas no organismo, com influência no fortalecimento do sistema imunitário. A ficocianina é responsável pela cor azul e tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

A utilização de algas, especialmente Spirulina, como alimento funcional foi sugerida há décadas para controle de desnutrição em países em desenvolvimento, devido ao fato de que não é apenas uma fonte de alimentos ricos em proteínas, mas por apresentar um perfil de aminoácidos considerável de proteína de alto valor biológico. Fornece também gorduras essenciais (por exemplo, ácidos gama-linolênicos). Ele também tem um teor excepcionalmente alto de vitamina B12, é uma boa fonte de beta-caroteno, ferro, cálcio e fósforo. Além disso, a Spirulina também provou ter boa aceitação a partir de suas propriedades organolépticas (tornando-se assim uma possível perspectiva de alimento ou suplemento nutricional) e não apresentou toxicidades agudas nem crônicas, tornando-a segura para o consumo humano.

Apesar de já ser utilizada há bastante tempo por alguns povos, a sua produção e industrialização é mais recente, aproximadamente nos últimos 20 anos, coincidindo com o despertar do interesse da comunidade científica por este superalimento.


QUAIS OS BENEFÍCIOS?

A spirulina é considerada um dos alimentos mais ricos, um superalimento, que tem provocado a curiosidade de muitos. Atualmente, existem inúmeros estudos que demonstram os efeitos benéficos da spirulina para o organismo.

Além disso, a Spirulina contém muitos ingredientes bioativos funcionais com atividades antioxidantes e antiinflamatórias, incluindo fitoquímicos fenólicos e a ficobilina – ficocianina. A Spirulina possui altos valores nutricionais devido ao seu conteúdo em proteínas, aminoácidos essenciais, minerais, ácidos graxos essenciais, vitaminas e antioxidantes lipossolúveis (vitamina E e carotenóides).

O envelhecimento predispõe a disfunção hepática e inflamação que podem contribuir para o desenvolvimento de doença hepática gordurosa não alcoólica. A spirulina, comumente usada como aditivo alimentar ou suplemento alimentar, tem demonstrado afetar a função imunológica.

COMO E QUANDO CONSUMIR?

Em particular, as análises farmacológicas demonstraram as propriedades benéficas da Spirulina tanto in vitro como in vivo, incluindo antioxidante, imunomodulação, antiviral, anticancerígeno, redução do colesterol, e atividades anti-diabetes. Além disso, possui um sistema de defesa antioxidante, que remove espécies reativas de oxigênio (EROs) que podem danificar as células por induzir estresse oxidativo.

Podemos encontrar spirulina sob a forma de comprimidos, cápsulas ou em pó. A sua comercialização em pó pode ser consumida em shakes, smothies, sopas ou outras bebidas. As cápsulas ou comprimidos têm a vantagem de fornecer a dose certa, de forma precisa, garantindo assim uma nutrição adequada.A maioria das recomendações indica o consumo 3 vezes ao dia junto às principais refeições, de 800mg cada. Aproximadamente 2 a 3 cápsulas, dependendo do fabricante.

No entanto, a forma em pó é mais versátil e adaptável ao dia-a-dia por ser perfeita para adição em vitaminas e shakes diversos, receitas de bolo e panquecas,e várias outras alternativas. Quando associada a uma dieta de perda de peso, o seu benefício pode ser maximizado se o consumo da spirulina for logo de manhã, junto a primeira refeição.

Estudo realizado com 50 indivíduos obesos com hipertensão, em tratamento, verificou que após três meses de suplementação com Spirulina, houve diminuição significativa da massa corporal, índice de massa corporal (IMC) e circunferência da cintura (CC). Apresentando também teve efeito redutor significativo no colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL-C) e na concentração de interleucina-6 (IL-6) em pacientes suplementados em comparação ao grupo placebo. A suplementação de spirulina melhorou consideravelmente o estado antioxidante total e a taxa de sensibilidade à insulina no grupo Spirulina em comparação com os indivíduos tratados com placebo.

Os benefícios são imensos e relativamente segura mesmo em doses elevadas. Outro aspeto a considerar no seu consumo é o fato da spirulina ser um organismo que cresce em água fresca e salgada, com origem biológica, sem contaminação e livre de manipulação.


Referências

  1. My Protein Blog - Por: Dra. Geórgia Bachi (Nutricionista, escritora e especialista).
____________________________________________________________________
Elaborado por: Rayan J. N. Leite, estudante de Nutrição do 7º Período, estagiário na Clínica Esportiva - Janete Neves, sob supervisão da Nutricionista Dra. Janete Neves;

Nenhum comentário:

Postar um comentário