terça-feira, 4 de junho de 2019

Leites vegetais

Resultado de imagem para leites vegetais amendoas

Com a crescente onda do veganismo, fica difícil encontrar substitutos para alguns ingredientes das receitas e até mesmo para o dia a dia. Um destes ingredientes é o leite, muito usado na confeitaria e panificação. diversos estudos apoiam ou se opõem ao consumo de leite por diversos fatores, mas fato é que ele tem função essencial no preparo e palatabilidade de alguns alimentos. Uma alternativa para o consumo de leite são os leites vegetais. 
Produzido através do processamento de sementes, oleaginosas e cereais, os leites vegetais vão cada vez mais sendo introduzidos no mercado em diversas opções: amendoim, soja, amendoas, arrroz, coco.
Neste post compilamos as receitas de alguns dos leites mais populares no momento: de soja, de amêndoa e de aveia:

Leite de soja

Resultado de imagem para leites vegetais soja

INGREDIENTES: -

  •  3 xícaras de graos de soja (de molho em agua a noite inteira) 

MODO DE PREPARO: 

  • Primeiro de tudo temos que deixar os graos de molho a noite inteira para que a celulosa se amoleça e facilite a produçao do nosso leite.Escorrer a água dos graos no dia seguinte e colocar em uma travessa grande: para cada xícara de grao 3 xícaras de água (a qualidade da água é muito importante para determinar o sabor do leite). A soja depois de ficar de molho ganha volume, medir 3 xícaras dessa soja para 9 de água. Triturar os graos com a água até que nao fique nenhum pedacinho de soja. Coar o líquido batido e separar o leite do OKARA da soja. ( Okara é a "polpa" que sobra da soja quando retiramos o leite. Super rico em fibras e minerais. Com esse okara podemos preparar muitas receitas de bolo, bolachas, adicionar no suco verde, ... O legal de preparar o leite vegetal em casa é justamente poder aproveitar cada parte da soja e nao desperdiçar nenhum dos seus nutrientes). Colocar o leite que coamos da mistura triturada para ferver em uma panela grande. No começo se formará muita espuma, mexer de vez em quando até que a espuma desapareça. Esse proceso pode demorar um tempo, mas serve para eliminar o sabor amargo do leite, por isso é muito importante ferver até nao aparecer nenhuma espuminha mais. Se o leite subir, retirar do fogo e misturar até que volte a descer. Repetir esse proceso até obter um líquido "limpo" sem espuma.



Leite de Amêndoas

Resultado de imagem para leites vegetais amendoas



INGREDIENTES
  • 1 copo (200ml) de amêndoas crua
  • 4 copos de água (Bela Gil sugere que quem goste do leite mais consistente, coloque menos água; quem gosta de menos consistente, coloque mais água)
MODO DE PREPARO
  • Lave as amêndoas, deixe de molho de um dia para o outro com água cobrindo ou guarde na geladeira por mais dias.
  • Escorra a água que ficou de molho, retire a película (opcional) e bata no liquidificador com a água.
  • Coe em um pano fino.
  • Se não for consumir na hora, deve-se guardar o leite fresco e dura três dias na geladeira.


Leite de Aveia


Resultado de imagem para leites vegetais aveia
INGREDIENTES
  • 1 xícara de aveia
  • 2 xícaras de água filtrada*
  • Uma pitada de sal
INSTRUÇÕES
  • Deixe a aveia de molho por mais ou menos 20 minutos (se ficar mais tempo é ainda melhor!). Depois que amolecer, coe e jogue a água do molho fora. 
  • Coloque a aveia no liquidificador com 2 xícaras de água filtrada e uma pitadinha de sal (a proporção é sempre 1 xícara de aveia, 2 de água). 
  • Bata até atingir uma consistência mais grossa. Coe com um coador e um pano fino limpo para não deixar passar tanto os resíduos do leite. Guarde na geladeira por até 4/5 dias, mas é melhor se consumido fresco.

Fonte: https://www.dicasdemulher.com.br/leite-vegetal/, acessado em 04/06/2019 às 08:00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário