sexta-feira, 30 de agosto de 2019


Colina protege o coração e melhora desempenho esportivo

Imagem relacionada


O que é a colina?

A colina é um nutriente que faz parte das vitaminas do complexo B, muito importante para a sinalização celular.

Alimentos ricos em colina

 A colina pode ser encontrada tanto em alimentos de origem animal, como ovos, carnes, peixe, camarão, leite de vaca e leite materno, quanto alimentos de origem vegetal, como brócolis, quinoa, couve-flor, couve-de-bruxelas, soja e farelo de aveia.

Para que serve a colina?

Fígado: uma das principais funções da colina no organismo é a proteção do fígado. Ela mobiliza gorduras desse órgão, diminuindo o depósito ou acelerando a remoção de gordura no fígado. Assim, a colina protege contra a esteatose e a formação de tumores hepáticos.
Sistema nervoso: a colina é importante para o sistema nervoso, pois é componente do neurotransmissor acetilcolina, atuando na coordenação motora, na memória e no aprendizado. A colina também está associada à melhora da depressão e ao desenvolvimento fetal, protegendo contra má formações do tubo neural.
Sistema cardiovascular: efeito protetor contra doenças cardiovasculares, como a aterogênese, doença inflamatória provocada pela deposição de gordura nos vasos sanguíneos.
Prática esportiva: a suplementação de colina parece manter o desempenho durante a prática de esportes, como corridas e maratonas. Estudos indicam que após a prática desse tipo de esporte, os atletas apresentaram níveis reduzidos de colina no sangue.

Falta de colina causa sérios prejuízos ao organismo

Quando não consumida na quantidade diária recomendada, a deficiência de colina está associada a problemas renais, musculares e ósseos, hemorragias, alguns tipos de câncer, prejuízo de memória e retardo no crescimento e desenvolvimento cerebral.
A recomendação de ingestão varia de acordo com o estágio de vida, para recém-nascidos a demanda é elevada, pois a colina está associada ao aumento da função cerebral ao longo de toda a vida.
Estagiária Cristiane da Silva Camargo Osório

Nenhum comentário:

Postar um comentário