sexta-feira, 30 de agosto de 2019

                  PANCs - Plantas alimentícias não convencionais.

                           Seus efeitos nutricionais e seus benefícios nutricionais. 





O conceito de alimentação muda conforme o conhecimento da população sobre alimentos saudáveis e seus benefícios. A busca por uma vida saudável leva as pessoas a buscarem novas formas de alimentação tendo em vista sua funcionalidade e sustentabilidade. 
Uma das alternativas por uma alimentação mais saudável e equilibrada é o consumo de alimentos não industrializados,ou seja,uma alimentação composta por proteínas,carboidratos,gorduras,fibras,vitaminas e mineiras entre outros,os quais podem ser encontrados em cereais,frutas,legumes,carnes e verduras.
Diante desse contexto,as PANCs apresentam-se como uma ótima fonte nutricional e funcional para a alimentação humana. Como também são utilizadas na fitoterapia e medicina popular,as PANCs exercem o papel de alimentos funcionais,pois apresentam na sua composição,vitaminas essenciais,fibras,antioxidantes e sais minerais.
Inserir as PANCs na alimentação significa variar o cardápio,aprender novos sabores e uma alimentação rica em nutrientes necessários para a homeostase do organismo. As PANCs são uma alternativa para uma alimentação adequada,saudável e consciente.
Tidas como excelentes fontes de vitaminas,nutrientes e sais minerais,as PANCs também possuem características antioxidantes,anti inflamatórias e ação terapêutica,o consumo de tais plantas e hortaliças deve ser utilizado respeitando suas características e formas de preparo para que tais efeitos sejam atingidos com segurança.  

Exemplos de PANCs:

Begônia:
Suas flores podem ser consumidas cruas em saladas. Também ficam bem com geleias e mousses.












Ora pro nobis:
Alto teor de fibras,vitamina C,com propriedades antioxidantes e anti inflamatórias.
Pode ser adicionada em saladas,refogadas para o arroz,feijões,sopas e sucos.










Capeba: 
Utilizada para prevenir e combater infecções urinarias.
Em forma de chás ou saladas de folhas cozidas. 












As PANCs são uma opção como complemento a alimentação,porém,ainda precisam ter estudos relacionados a sua composição mais aprofundados,pois algumas apresentem toxidades que podem ter prejuízos a saúde quando não utilizado corretamente.
Mesmo com o pouco de informação sobre algumas especies das PANCs,podemos confirmar seus benefícios,funcionalidades e sustentabilidade principalmente ligados a ações antioxidantes e anti inflamatórias,podendo ser consumida de várias formas,tanto na forma in natura ou cozida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário