sexta-feira, 23 de agosto de 2019


                                   GLUCAGON

                        
O QUE É, PRA QUE SERVE E COMO USAR

Resultado de imagem para glucagon


O Glucagon é um hormônio produzido pelo corpo (pelas células alfa do pâncreas) que tem um efeito oposto ao da insulina (produzido pelas células beta do pâncreas), ou seja, aumenta o açúcar no sangue.

O hormônio conhecido como glucagon é um dos responsáveis por ajudar a controlar o apetite das pessoas. ... O glucagon é secretado pelo pâncreas e a sua principal função no organismo é sinalizar ao corpo que os níveis de glicose no sangue estão baixos e que é preciso liberar o açúcar que está armazenado.
No corpo de alguém que não tem diabetes, quando a pessoa fica muito tempo sem se alimentar ou pratica exercícios, a taxa de açúcar no sangue cai, podendo levar à hipoglicemia. Neste momento o Glucagon entra em ação:
1.      Ele age no fígado, quebrando o glicogênio (estoque de glicose do fígado) em moléculas de glicose, e essa glicose é levada para o sangue para normalizar a taxa de açúcar no sangue;
2.      Ativar a conversão de aminoácidos em glicose (gliconeogênese);
3.      Quebrar a gordura armazenada (triglicéridos) em ácidos graxos para uso como combustível pelas células.
Em pessoas com diabetes, os níveis elevados de glicemia em circulação podem inibir a liberação de glucagon para corrigir a hipoglicemia. Sendo assim, em casos de hipoglicemia grave, em que a pessoa não consiga ingerir alimentos (sólidos ou líquidos), tenha convulsões, desmaios e coma, é indicado o uso do Glucagon injetável.


Estagiária Cristiane da Silva |Camargo Osóro


Nenhum comentário:

Postar um comentário