segunda-feira, 30 de setembro de 2019

 EMAGRECENDO COM SAÚDE  


Todo mundo em algum momento da vida já pensou ou então fez uma dieta com o objetivo de emagrecer. E na maioria das vezes, pela pressa em alcançar resultados ou até mesmo pela falta de informações acabou cometendo "erros'' bem comuns. 

🙆 Ai vai algumas dicas e cuidados pra você que busca emagrecer com saúde:


Dietas da moda: Não é porque funcionou com fulano de tal que vai funcionar com você.

São muito chamativas e com um grande número de adeptos famosos, o que faz com que o tenha um ótimo marketing. Nem tudo nelas é ruim, pelo contrario, algumas possuem ótimas ideias, que se bem elaboradas em um plano alimentar personalizado e com acompanhamento profissional, podem trazer ótimos benefícios. Porém, tenha em mente que elas não foram feitas para você, então, é indispensável sempre consultar um nutricionista quando se pensar em seguir algumas dessas dietas. 

Atividades físicas: acreditar que só restrição calórica vai te fazer emagrecer.

Uma dieta equilibrada associada com a prática de atividades físicas é a combinação perfeita para quem deseja emagrecer com saúde e rapidamente. A prática de atividades físicas é uma das formas de retardar o desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como diabetes e hipertensão arterial por exemplo, além de melhorar a qualidade de vida.  Segundo a organização mundial da saúde (OMS), é recomendado que se pratique 150 minutos de intensidade moderada de atividade física. Tente começando por atividades que te deem prazer, como: sair pra dançar, fazer algum esporte que te faça sentir bem ou então, caminhar ou pedalar da sua casa até o trabalho (dependendo da distancia). Praticar exercícios de força, como musculação e pilates, podem auxiliar para ganho de músculos e assim,  fazer o corpo gastar calorias. Invista também em atividades aeróbicas como: caminhadas, corridas, bicicleta, natação, entre outros.


Diminua o consumo de sal e açúcar: encontrados em grandes quantidades em industrializados 

O  sal é a principal fonte de sódio, mineral que em excesso no organismo aumenta o risco de hipertensão e a retenção de líquido, o que causa o inchaço e, consequentemente, sensação de aumento de peso. Já o açúcar consumido em excesso se transforma em acúmulo de gordura, principalmente na região da abdominal. Alimentos industrializados e ultraprocessados são ricos em sal e açúcar e devem ser evitados numa dieta para quem deseja emagrecer.  A dica é que se atente aos rótulos dos alimentos e dê preferencias por consumir produtos minimamente processados ou in- natura

Destacando também que:  

  • É essencial a ingestão adequada de líquidos, uma média de 2L/dia,  para emagrecer de forma saudável. Para isso, procure sempre andar com uma garrafinha de água  na bolsa.
  • Maneire na cervejinha e no consumo de álcool . Quem deseja emagrecer tem que ter em mente que bebidas alcoólicas são toxicas ao organismo e com isso, favorece o acumulo de gordura corporal.

Referencias utilizadas: Atividade Física - Folha Informativa N° 385 - Fevereiro de 2014. Organização mundial da Saúde. Disponivel em < http://actbr.org.br/uploads/arquivo/957_FactSheetAtividadeFisicaOMS2014_port_REV1.pdf> Acesso em: 30 set 2019.
(Estagiária Ivinis Audry Missiato Costa) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário