terça-feira, 15 de outubro de 2019


Aproveitamento  dos Talos, Cascas e Sementes

Considerando a importância econômica e nutricional do aproveitamento das partes usualmente desprezadas de verduras e frutas, pode-se direcionar melhor seu uso na preparação de várias receitas, as quais se enriquecem nutricionalmente.
As partes não aproveitáveis dos alimentos poderiam ser utilizadas enfatizando o enriquecimento alimentar, diminuindo o desperdício e aumentando o valor nutricional das refeições. 
A utilização integral dos alimentos possibilita uma maneira de incrementar a culinária diária, com a criação de novas receitas como sopas, geleias, tortas, sucos, doces, além de enriquecer nutricionalmente a dieta, proporcionando mais fibras, vitaminas e sais minerais, pois talos e folhas podem ser mais nutritivos do que a parte nobre do vegetal como é o caso das folhas verdes da couve-flor que, mesmo sendo mais duras, contêm mais ferro que a couve manteiga e são mais nutritivas que a própria couve-flor. Cascas, talos e folhas são boas fontes de fibras e lipídios, tendo-se como exemplos as sementes de abóbora; talos de brócolis, de couve, de espinafre; cascas de banana, de laranja, de limão, de rabanete e folhas de brócolis. 

Aqui vão algumas dicas de aproveitamento dos alimentos:

·         Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, contêm fibras e devem ser aproveitados em patês, refogados, recheios, no feijão, na sopa, etc.
·         Os talos do agrião contêm grande concentração de ferro, cálcio e vitamina C.
·         As folhas da cenoura são ricas em vitamina A e podem virar bolinhos, sopas ou podem ser picadinhos em saladas.
·         A água do cozimento das batatas, beterraba, cenoura, entre outros, concentra as vitaminas hidrossolúveis, que podem enriquecer purês, arroz e gelatinas.
·         As cascas da batata e da mandioquinha podem ser assadas em forno ou fritas em óleo quente e servidas como aperitivo.
·         A casca da laranja é rica em cálcio e pode ser usada caramelizada ou em pratos doces à base de leite (arroz doce e cremes).
·         As partes brancas (entrecasca) da melancia e do melão são ricas em fibras e potássio; podem ser usadas para fazer doces e no preparo de recheios salgados.
·         Com as cascas das frutas – goiaba, mamão e abacaxi, por exemplo –, pode-se preparar sucos no liquidificador. O bagaço do suco (que sobra na peneira) pode ser aproveitado para preparar brigadeiros e bolos.

Referências utilizadas: FOLHAS, TALOS, CASCAS E SEMENTES DE VEGETAIS: COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL, APROVEITAMENTO NA ALIMENTAÇÃO E ANÁLISE SENSORIAL DE PREPARAÇÕES. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782013000300027> e APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS Disponível em: < https://alimentacaoemfoco.org.br/aproveitamento-integral-alimentos/>



Estagiária Tatiane Pierri Barbosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário