sexta-feira, 18 de outubro de 2019


Envelhecimento e Esportes

Já foi constato que cada vez mais está havendo um aumento na população idosa do Brasil. E você já se perguntou por quê?
É natural que na velhice também haja perda de musculatura e que isso reflita diretamente nos membros, o individuo se sente mais fraco e cansado e até uma pessoa que teve um passado ativo pode se tornar uma pessoa sedentária.
Mas não é isso que está acontecendo. De uma maneira geral, sabe-se que a prática de exercícios físicos influencia no bem-estar físico e na qualidade de vida do idoso. E a busca por uma alimentação saudável e a pratica de atividades físicas se tornou uma realidade para as pessoas que buscam envelhecer com saúde. A cada dia que passa é mais comum encontrar idosos praticantes de atividades físicas, sejam elas individuais ou em grupo. As atividades em grupo mais praticadas são o futebol e o basquete, já entre as atividades praticadas individualmente, a caminhada, a ginástica aeróbica e a musculação são as mais frequentes, e ajudam na diminuição de diversas doenças na velhice e fortalecem a musculatura, além de contribuírem para a autoestima, autoimagem, qualidade de vida. Gerando no idoso maior autonomia e independência.

E você, o que está fazendo para envelhecer com saúde?


Referências utilizadas: PRÁTICA ESPORTIVA DO IDOSO: AUTOIMAGEM, AUTOESTIMA E QUALIDADE DE VIDA. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432016000200007&lng=pt&nrm=iso >

Estagiária Tatiane Pierri Barbosa



Nenhum comentário:

Postar um comentário