segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Nutrição e Estética.

Você é o que você come. 


Hoje, além de preocupações com o desempenho físico, há também, uma crescente preocupação com o bem estar e principalmente com a estética. 
A boa alimentação é a chave para tudo, pois ela reflete na qualidade de vida como um todo e a beleza acaba vindo como consequência.
A nutrição é essencial e vem como um jeito de tratar ou atenuar o envelhecimento da pele e tratar queixas como, acne, celulite, flacidez cutânea ou muscular, além de carências ou deficiências das unhas e cabelos.
Nutrição em estética começa com a consulta em um nutricionista especializado, onde,  por meio de exames específicos,  vai  detectar as deficiências de nutrientes e mensurar o nível da desordem estética apresentada e, assim, com o diagnóstico em mãos, será possível fazer as indicações capazes de suprir o nível de deficiência de cada paciente e de acordo com a dedicação pessoal individual.

A seguir, estão alguns dos principais alimentos e nutrientes envolvidos em processos estéticos:
Antioxidantes
Previnem danos provocados por radicais livres, que causam inflamação e morte celular. São considerados agentes anti-inflamatórios e previnem o envelhecimento da pele, acne e celulite. 
Antioxidantes são os alimentos ricos em vitaminas A, C e E principalmente, como: frutas frescas e cítricas, castanhas, cenouras, morango, vegetais folhosos verde-escuros, chá verde, entre outros. 



Alimentos de baixo índice glicêmico
Eles previnem o aparecimento de acnes, flacidez dérmica e muscular, além do envelhecimento cutâneo.
São exemplos de alimentos: leite e derivados, cereais integrais, leguminosas como 
lentilha, feijão, soja e grão de bico, e,  frutas e verduras no geral.


Probióticos e Prebióticos
Atuam na melhor absorção dos nutrientes e estão relacionados à saúde intestinal, refletindo no fortalecimento do sistema imune e sensação de bem estar. 
São exemplos de prebióticos: alimentos que não podemos digerir, como: frutoologosacarídeos (FOS),  pectina, ligninas e a inulina.
Os (FOS) estão presentes em alimentos como a cebola, alho, tomate, banana e cereais integrais. A pectina está presente na entrecasca dos cítricos, do maracujá e na maçã. As ligninas, presentes nas partes mais endurecidas de alguns alimentos vegetais e nas cascas de frutas e oleaginosas . E, por fim, a inulina que pode ser encontrada principalmente na raiz da chicória, no alho, cebola, aspargos e alcachofra.

São exemplos de probióticos: leite fermentado, iogurte desnatado, Kefir de água ou leite e kombucha

Sono e hidratação adequados
Além dos itens mencionados, a regulação do sono, em média de 6 a 8 horas diárias, juntamente com a ingestão diária de aproximadamente 2L de água são fatores essenciais e indispensáveis para a conquista de uma boa estética. 


(Estagiária Ivinis Audry Missiato Costa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário