quarta-feira, 13 de novembro de 2019


Brócolis


O Brócolis é uma ótima fonte de nutrientes, o consumo regular ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, doenças cardíacas e purifica o sangue. Mesmo com todos os nutrientes que oferece, é um alimento pobre em calorias, sendo indicado em dietas de perda de peso. Além disso, é uma hortaliça rica em Boro, que atua no metabolismo de substratos energéticos, no funcionamento do cérebro e na atividade psicomotora e cognitiva.

Seguem algumas sugestões de Receitas.


Omelete de brócolis
Ingredientes:
4 ovos;
1 xícara de chá de brócolis cozidos e picados;
cebolinha verde picada a gosto;
1 fio de azeite;
1 cebola pequena ralada;
sal a gosto;
pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:
Bata os ovos em uma tigela com um garfo até ficar espumoso, então adicione os outros ingredientes um a um, os temperos, exceto o azeite e misture delicadamente até que incorporem. Despeje um fio de azeite em uma frigideira de tamanho médio antiaderente, aqueça e despeje os ovos batidos. Deixe cozinhar em fogo baixo até ganhar consistência, então vire e doure do outro lado. Quando estiver levemente tostado, desligue o fogo e sirva.


Suflê de brócolis
Ingredientes:
2 brócolis americano pequenos;
2 colheres de sopa de requeijão light;
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado.

Modo de preparo:
Higienize os brócolis e leve ao vapor para cozinhar. Retire a metade do brócolis quando estiver al dente e deixe o restante cozinhar até ficar bem macio. Bater o brócolis macio no liquidificador com requeijão e o queijo e um pouco de água quente até virar uma pasta cremosa. Em um pirex para suflê adicione o creme de brócolis misturado com os pedaços de brócolis al dente, salpique parmesão e leve ao forno médio por 30 minutos ou até dourar. Sirva a seguir.
Farofa com brócolis
Ingredientes:
1 maço de brócolis;
100g de linguiça calabresa;
1/2 xícara de pimentão verde;
1/2 xícara de pimentão vermelho;
1 xícara de farinha de milho;
1 cebola;
sal a gosto.

Modo de preparo:
Higienize e pique o brócolis, os pimentões e a linguiça em cubos. Leve a linguiça para dourar com a cebola em um pouco de azeite. Depois que estiverem refogados adicione a farinha de milho, acrescente o brócolis e pimentões. Deixe por mais alguns minutos e desligue. Reserve. Sirva acompanhado de carnes.

Referências utilizadas: TAMANHO ÓTIMO DE PARCELA PARA AVALIAÇÃO DA MASSA E DIÂMETRO DE CABEÇAS DE BRÓCOLIS. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782016000300447


Estagiária Tatiane Pierri Barbosa



Nenhum comentário:

Postar um comentário