sexta-feira, 29 de novembro de 2019

MACRONUTRIENTES.

VOCÊ SABE O QUE SÃO?

fonte*



Nutrientes são os componentes dos alimentos que têm funções específicas e são fundamentais para o bom funcionamento do organismo e manutenção da saúde.

Macronutrientes são nutrientes que o nosso corpo necessita em maiores quantidades e são eles:

Carboidratos:


Os carboidratos fornecem a maior parte da energia necessária para a pessoa realizar sus tarefas diárias. Quando essa energia não é utilizada, ela acaba sendo armazenada no organismo em forma de gordura.
 
A ingestão recomendada de carboidratos é de 50% a 60% do valor calórico total consumido diariamente pela pessoa. Os carboidratos, quando trabalhados no organismo, são convertidos em glicose e é esta glicose a fonte principal de energia para as diferentes células que compõem o nosso corpo. 

Cada grama de carboidrato fornece 4 kcal ao nosso corpo.

Exemplos de fontes: 
  • Açúcar de mesa, mel, garapa, rapadura, balas, muitos chicletes, doces em geral, refrigerantes; Cereais e derivados, como arroz, trigo, centeio, cevada, milho, aveia, farinhas (de trigo, de milho, de mandioca), massas, pães, biscoitos, macarrão, polenta, pipoca,tapioca, cuscuz;
  • Frutas: Maçã, banana, morango, ameixa, mamão, figo, etc;
  • Alimentos integrais: arroz integral, arroz com grãos, macarrão integral, pão integral ou pão com sementes;
  • Vegetais: beterraba, couve, brócolis, couve-flor;
  • Grãos: feijão, lentilha, grão de bico;
  • Tubérculos: batata doce com casca, batata, mandioca, inhame. 

Proteínas:


As proteínas são indispensáveis ao corpo humano, pois, além de contribuírem como fonte calórica, são fornecedoras dos aminoácidos, que servem de material construtor e renovador, isto é, são responsáveis pelo crescimento e pela manutenção do organismo.

  • Suas fontes mais ricas são as carnes de todos os tipos, os ovos, o leite e o queijo, enquanto as leguminosas são as melhores fontes de proteína vegetal. 
Cada grama de proteína fornece 4 Kcal ao nosso corpo. 

Lipídeos:

Fonte: depositphotos*


As gorduras ou lipídios são componentes alimentares que fornecem taxas maiores de energia.

Cada grama de lipídeo fornece 9 kcal ao nosso corpo.

Têm funções fundamentais para a saúde:
  • São importantes condutoras de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K);
  • Possuem ácido graxos essenciais para a produção de substâncias com hormônios e outros, e, como o nosso organismo não os produz, devemos ingeri-los moderadamente, preferencialmente obtidos dos alimentos vegetais (exemplos: óleos).

A qualidade da gordura consumida é fundamental.

Gorduras saturadas, encontradas principalmente em alimentos de origem animal, devem ser consumidas com moderação, pois podem causar elevação dos níveis de glicemia, colesterol e triglicérides. 

Já as gorduras monoinsaturadas, encontradas no azeite de oliva, óleos de canola, girassol ou amendoim, e as gorduras poliinsaturadas, encontradas em peixes, semente de linhaça e óleo de soja, são importantes componentes alimentares que podem auxiliar na manutenção de um bom perfil das gorduras sanguíneas (colesterol e triglicerídeos).


Referencial utilizado:
Manual de nutrição pessoa com diabetes. Departamento de Nutrição e Metabologia da SBD. Disponivel em: https://www.diabetes.org.br/publico/pdf/manual-nutricao-publico.pdf

Postado por estagiária Ivinis Audry Missiato Costa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário