quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Autismo e Nutrição - Conceitos e Características


Conceito


O autismo é um Transtorno invasivo de desenvolvimento, onde acontecem mudanças na comunicação, na interação social e no comportamento. Essas mudanças levam a dificuldades de adaptação, e normalmente aparecem aos 3 anos de idade e em casos isolados pode até ser descoberto nos primeiros meses de vida. Sua causa ainda não é esclarecida. As manifestações comportamentais são diferentes e há diversos graus do espectro. Pode ocorrer uma série de transtornos gastrointestinais, como por exemplo, baixa produção de enzimas digestivas, inflamações da parede intestinal.



Comportamento Alimentar


Três aspectos são características de o comportamento alimentar de pessoas com Autismo:
1 – Seletividade: que diminui a variedade de alimentos, podendo levar a carências nutricionais, portanto, é importante ter cuidado ao apresentar alimentos não saudáveis;
2 – Recusa: mesmo ocorrendo a seletividade é frequente a não aceitação do alimento selecionado o que pode levar a um quadro de desnutrição calórico-proteica;
3 – Indisciplina: também contribui para a inadequação alimentar. As crianças autistas apresentam, com frequência, sintomas gastrointestinais tais como, dor abdominal, diarreia crônica, flatulência, vômitos, regurgitação, perda de peso, intolerância aos alimentos, irritabilidade, disenteria entre outros.



Terapia Nutricional


Para a terapia nutricional, é indicado restringir alergênicos, leite (caseína) e glúten. Para manter a evacuação normal, equilibrar o consumo de água e fibras de forma adequada. Acrescentar probióticos e prebióticos na dieta, para auxilio na regulação intestinal, adicionar chás como alecrim, sálvia, cidreira, canela, erva-doce ou hortelã para auxiliar na digestibilidade. Oferecer antioxidantes e anti-inflamatórios, gorduras monoinsaturadas e ômega 3 para reparo da mucosa intestinal. E acrescentar fitoterápicos para diminuir espasmos no estomago e intestino de como lavanda, hortelã pimenta, camomila e ginseng.



Referência Bibliográfica:
CARVALHO, J. A.; SANTOS, C. S. S., CARVALHO, M. P.; DE SOUZA, L. S. NUTRIÇÃO E AUTISMO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ALIMENTAÇÃO DO AUTISTA, Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v.5, n.1, Pub.1, Janeiro 2012.
MARQUES, H. B. Proposição de Guia Alimentar Funcional para Crianças com Espectro Autista, Revista Brasileira de Nutrição Funcional - ano 13, nº56, 2013.

Escrito por: Estagiárias Bianca Araujo e Vitória D' Assumpção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário