segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Tríade da Mulher Atleta - Você conhece a Síndrome?


A tríade da mulher atleta são sintomas que acometem adolescentes e mulheres jovens.  É caracterizada pelos sintomas de distúrbios alimentares, osteoporose e amenorreia (ausência de três ou mais ciclos menstruais consecutivos).



Grande parte das atletas que apresentam os sintomas são de esportes onde há maior exigência de um padrão corporal estético, o que pode gerar distorção de imagem e distúrbios alimentares como a anorexia e bulimia. 

A anorexia é caracterizada pelo indivíduo se ver acima do peso e se manter em restrição alimentar extrema; já a bulimia, é caracterizada pelo o ciclo empanturrar-purgar, onde o individuo se alimenta excessivamente devido a fome fisiológica e usa meios purgativos, como a indução do vômito. Os dois transtornos são acompanhados por problemas psicológicos agudos e crônicos.

A amenorreia que também pode ser um sintoma dos distúrbios alimentares, é a ausência da menstruação, principalmente associada à alta intensidade de treino, e baixa gordura corporal.



A osteoporose em mulheres com o diagnóstico é causada principalmente pela baixa concentração de hormônios ovarianos, semelhante a mulheres com pós-menopausa, relacionados à diminuição do estrógeno. A baixa ingestão de cálcio também é um fator determinante para a osteoporose. Estudos apontam a maior incidência de fraturas e lesões por estresse, além do maior risco para fraturas importantes.


Portanto, é importante estar atenta aos sintomas, fazer acompanhamento médico, nutricional e psicológico, visando prevenir, reconhecer e tratar a síndrome.


Referência: OTIS L., C.; DRINKWATER, B.; JOHNSON, M; LOUCKS, A; WILMORE, J. A tríade da atleta. Revista Brasileira Medicina do Esporte. Brasil, Vol. 5, Nº 4, 150-158, 1999.

Escrito por: Estagiárias Bianca Araujo e Vitória D'Assumpção. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário